Cadê o Ibama? Cadê o IMA? João Caldas denuncia crime ambiental na zona da mata
   28 de dezembro de 2012   │     21:51  │  2

Trecho do rio jacuípe que estaria seco em função do uso descontrolado da água para irrigação

Sempre polêmico e atento a tudo, João Caldas circulou hoje pela região da zona da mata norte, compreendida entre União dos Palmares e Ibateguara.

Depois de ouvir várias denúncias de que estão “matando” os rios que cortam a região, ele foi conferir. Viu tudo de perto e ligou para fazer o alerta através do blog: “Além da seca tem muito agricultor tirando água dos rios para irrigação sem nenhum controle”, aponta.

Entre os rios que estão secando, pelo uso descontrolado da água, estão o Jacuípe, Jibóia, Canhoto e Mundaú.

“Os rios estão morrendo, estão matando os peixes, um absurdo e o Ibama não vê nada, o Ima não vê nada”, desabafa.

Caldas foi alertado do problema por moradores da região e recebeu inclusive vídeos mostrando a situação dos rios. “O agricultor tem direito a usar a água, mas de forma controlada, senão o dano ambiental será muito grande, podendo causar prejuízos para muitas plantas e animais que vivem do rio”, aponta.

A foto publicada nesse posto foi retirada de um dos vídeos recebidos pro João Caldas, que ele enviou par o blog. Tá dado o recado. Agora é com o Ibama e com o Ima.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Salete Oliveira

    Esse João Caldas é um homem preocupado com tudo que envolve o nosso Estado, como diz a matéria ” Atento a tudo”. Muito bem deputado, agora converse mais com a Pres. Dilma, para que ela facilite mais a vinda do Nosso Estaleiro, será possível que o Sen. Renan vai ficar impedindo a vinda dele até se candidatar a Gov. do Estado? Eu confio na sua atuação.

  2. Ecologista

    A verdade é que a fiscalização sobre a retirada de água sem outorga, que é a concessão que o Poder Público dá ao interessado em fazer uso do recurso hídrico, é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, isto no caso dos rios de domínio estadual, os rios federais quem fiscaliza é a Agênca Nacional de Águas – ANA. Portanto, a denúncia deve ser dirigida ao titular dessa Pasta, Sr. Napoleão Casado e não ao IBAMA ou IMA,. Aliás, depois das últimas reformas do Governo do PT, o IBAMA tornou-se um órgão quase que inútil, já que a responsabilidade pela gestão florestal agora é estadual, portanto quem fiscaliza também é Governo do Estado.

Comments are closed.