Candidatos ao governo mostram despreparo em debate na TV
   27 de setembro de 2014   │     1:57  │  7

O debate realizado pela TV Pajuçara – entre às 22h40 de sexta-feira,26 e às 00h46 deste sábado, 27 – serviu para revelar melhor o que pensam os candidatos a governador e, principalmente, se estão preparados para assumir o comando do Estado a partir de 1º de janeiro de 2015.

Marcado por pegadinhas, provocações e respostas evasivas, o debate revelou que a maioria dos candidatos não conhece bem Alagoas nem seus problemas.

Todos tiveram o mesmo tempo e as mesmas oportunidades, mas no desempenho, “quanta diferença”.

O candidato do PEN, Coronel Goulart teve dificuldades em responder se é ou não laranja. Para tentar “provar” que não está a serviço de Renan Filho, do PMDB, partiu para o ataque contra o Júlio Cezar, do PSDB.

Com desempenho abaixo do razoável, Goulart não soube responder o que é uma Startup, tratou de bater no governo de Téo Vilela e no final pediu desculpas pela “agressividade” contra JC.

Mário Agra, do PSOL, repetiu a boa performance que teve no debate realizado, há duas semanas, na TV Alagoas. Mais uma vez o candidato do PSOL concentrou seu discurso na condenação da dívida do estado com a União e tentou bater em todos, mas concentrou seus golpes em Renan Filho e, principalmente, em Benedito de Lira, do PP.

Júlio Cezar defendeu o governo, fez boa tabelinha com Renan Filho em alguns momentos e se engasgou ao tentar responder Goulart, que o acusou de ser aposentado da PM com apenas 44 anos de idade. JC disse que é da reserva da PM – o que dá no mesmo.

Afora isso, o tucano foi bem ao falar de educação, investimentos do estado e segurança.

Joathas Albuquerque, do PTC, que apareceu derramando lágrimas no Guia Eleitoral na quarta-feira passada, 24, foi uma “metralhadora giratória”, mas seus tiros não atingiram nada, nem ninguém.

Quase que por um “milagre” político Murici não entrou na pauta do debate na Pajuçara e Renan Filho terminou se mostrando bem preparado para o “encontro”. Ele parece ter estudado as respostas, conseguindo aproveitar bem o tempo. Na maioria das vezes conseguiu ser objetivo ao apresentar propostas para a segurança e educação, entre outros temas.

Ainda assim, Renan Filho “alfinetou” Benedito de Lira – sobre a participação do senador no governo de Téo Vilela e os ataques feitos no Guia Eleitoral – ao lhe dirigir duas perguntas.

Biu tentou responder as questões no improviso, negou que faça ataques na TV e, irritado, lembrou que o PMDB de Renan Calheiros (pai de Renan Filho) também fez parte do governo Vilela, na primeira gestão, em 2007.

Algumas propostas

Quem prestou atenção ao debate ouviu poucas propostas, além das promessas de que educação, saúde e seguranças são prioridades.

Além da renegociação da dívida, Mário Agra disse que pretende cortar gastos do governo com itens como viagens, locação de carros e gabinete militar. “Como dinheiro economizado vamos investir em segurança, saúde e educação”.

Júlio Cezar pretende continuar com as ações que estão dando certo no governo Vilela – entre elas a construção de casas populares, o canal do sertão e a atração de empresas.

Benedito de Lira pretende investir em escolas de tempo integral, formação técnica para os jovens e prometeu ainda ações enérgicas, priorizando a saúde, a educação e a segurança.

Renan Filho pretende renegociar a dívida e investir os recursos em educação. O candidato também disse que chamará para si a responsabilidade da segurança pública e que não vai tolerar o crime de mando no estado.

A cobertura

Quem perdeu o debate pode ver a reexibição na NET no TNH1 TV no sábado (27), das 10h às 12h, das 18h às 20h e no domingo (28), das 15h às 17h e das 22h às 00h.

O Gazetaweb fez a cobertura completa do debate. A reportagem está neste link:

http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=378841&e=51

O próximo debate

Já está confirmado. Será na TV Gazeta de Alagoas, na próxima terça-feira, 30, depois da novela Império (por volta das 22h30). Vão participar 5 candidatos: Renan Filho, Benedito de Lira, Júlio Cezar, Mário Agra e Joathas Albuquerque.

 

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Renato Ramos

    Bom Edvaldo, foi um debate apático, sem muito etusiasmo, mas bem melhor que do SBT, e como vc disse, alguém sem propostas, outros sem palavras, teve gente que pediu direito de resposta e quando concedido não sabia o porquê do concentimento etc. Acho que osw mais bem preparados foram dois: JC e RF, com ressalva para RF que soube bem sair da sinuca que lhe colocavam.

  2. Juliana Amaral

    Estive acompanhando o debate desta sexta e puder perceber o total despreparo político dos candidatos.
    Obs: Adoro seu blog Edivaldo!!!

  3. Juliana Amaral

    Estive acompanhando o debate desta sexta e puder perceber o total despreparo político dos candidatos, uma vergonha para nosso Estado!
    Obs: Adoro seu blog Edivaldo!!!

  4. Ricardo

    Uma desgraça só. O único que ainda falou com postura foi Renan Filho; Os outros tem um período único na TV; mas, nem trata de comprar um terno e se arrumar, porque um político que não cuida de sí não vai cuidar dos outros, parece mais vendedor de mulambo na feira.

  5. jose antonio dos santos

    Caro Edvaldo, você tem razão uma péssima imagem foi passada pelos candidatos a governador. Um despreparo total, estas figuras que estão politicos muito pouco ou quase nada fizeram por Alagoas, contribuiram de forma direta pela omissão, pelo descaso que culmina com os piores índices sociais em todos os sentidos. Agora, de forma leviana, mentirosa estão afirmando que vão mudar, vão trabalhar, e porque não fizeram isso antes. Irão arranjar recursos onde, dos próprios bolsos, vão assaltar os bancos, o Governo Federal está em momento de crise, isto é fato. Até as REVISTAS EM PRESÍDIOS ESTÃO SUSPENSAS, segundo o Ministério da Justiça por falta de dinheiro!. Então não adianta mentir, prometer e não fazer, vão enganar novamente a população, INDEPENDENTE DE QUEM VAI GOVERNAR ALAGOAS. Uma vergonha!.OS POSTOS DE SAÚDE ESTão com falta de medicamento há vários anos, ESCOLAS DESABANDO, A VIOLÊNCIA CAMPEANDO, o cidadão preso em casa e os bandidos fazem a festa na rua, UM CAOS!.

  6. Glorioso

    Dilma presidente; Renan Filho governador; Collor Senador; Ronaldo Lessa é federal; Ciço Almeida prefeito(2016).

Comments are closed.