Para o UOL, Alagoas vai definir eleição de governador no 1º turno
   26 de setembro de 2014   │     16:56  │  2

O Portal UOL, maior do país, fez levantamento das eleições em todo o Brasil A partir do cruzamento dos dados de pesquisas e do comportamento do eleitor, a reportagem publicada nesta sexta-feira, 26, aponta que “Nove Estados devem definir governo no 1º turno”.

Entre os prováveis candidatos a governador eleitos já no domingo 5 de outubro estão o Geraldo Alckmin, do PSDB de São Paulo, que concorrer à reeleição, Fernando Pimentel, do PT de Minas Gerais e Renan Filho, do PMDB de Alagoas.

A falta de um terceiro candidato competitivo é apontada como principal razão para a definição das eleições em primeiro turno na maioria dos nove estados. Em São Paulo, o terceiro candidato (Alexandre Padilha, do PT), está abaixo dos 10%. Mesmo caso de Tarcísio Delgado, do PSB em Minas Gerais. Já em Alagoas o terceiro candidato, Júlio Cezar, do PSDB, tema penas 1% das intenções de voto.

O texto do UOL é assinado pelos jornalistas Diogenes Campanha e Patrícia Britto. Leia alguns trechos:

“O mau desempenho de apostas dos grandes partidos e a ausência de um terceiro candidato competitivo contribuem para que nove Estados caminhem para definir as eleições para governador já no primeiro turno. São Paulo e Minas Gerais são exemplos desse quadro.

Na eleição paulista, a aposta petista, Alexandre Padilha, segue estacionada abaixo dos 10% nas pesquisas, e Paulo Skaf, do PMDB, em torno de 20%, cenário que favorece a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB), perto dos 50%.

Para definir a eleição na primeira etapa da disputa, um candidato deve ter 50% dos votos válidos (sem brancos e nulos), mais um voto.

“Não sei se o efeito da Copa, o humor da sociedade, a demora para a campanha pegar’ ou a escassez de recursos fez com que a intensidade de campanha do Padilha fosse sofrível no começo”, afirmou Luiz Marinho, coordenador da campanha de Dilma em São Paulo. “Isso atrasou muito o processo de conhecimento dele no Estado.”

Em outros nove Estados, os candidatos que lideram estão a poucos pontos de também conseguirem liquidar a disputa na primeira rodada.

Em Alagoas, o PSDB, que governa o Estado, indicou o vereador Julio Cezar para substituir o procurador Eduardo Tavares, que desistiu em plena campanha. O candidato tucano aparece com 1% das preferências.

Os problemas apontados pelas legendas vão desde a baixa arrecadação até a morte de Eduardo Campos em acidente aéreo. “Todos ficaram atônitos durante certo período, tempo precioso para explorar fazendo campanha, e ficamos tentando entender as mudanças”, disse Mendes Thame, deputado e secretário-geral do PSDB.

O texto completo e o quadro do levantamento você vê no link a seguir:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1522754-nove-estados-devem-definir-governo-no-1-turno.shtml

Quadro publicado pelo UOL

Quadro publicado pelo UOL

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ricardo

    O DEBATE NA NOITE DE 26/09/14, APRESENTOU UM QUADRO MUITO DISTINTO EM MATÉRIA DE POSTURA, CONHECIMENTO E PREPARO; ESTAVA EM DÚVIDAS PORQUE NÃO TEMOS LÁ GRANDES CANDIDATOS; PORÉM, O CANDIDATO RENAN FILHO SE SAIU MUITO MELHOR, MUITO DISTANTE DOS DEMAIS, RESPONDENDO COM CLAREZA E CONVICÇÃO E GOSTEI DAS INDAGAÇÕES DO AGRA.

  2. jose antonio dos santos

    Por que a maioria dos politicos mentem tanto, prometem o não podem fazer, por que tanto cinismo!. Por que aqueles que deveriam fazer e não fizeram e em campanha política exalam, vomitam mentiras.
    Por que tanta falta de respeito!. A maioria dos eleitores ficam xingando estes vermes o inteiro, os quatro anos de mandato e quando chega o dia das eleições, votam nos mesmos canalhas!.
    Assim é o nosso país, Brasil um país de uma maioria de corruptos!.

Comments are closed.