Cooperativa vai reabrir usina e gerar mais de mil empregos em AL
   30 de janeiro de 2015   │     12:46  │  7

Na reta fina da safra de cana-de-açúcar 2014/2015 em Alagoas, a Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (CRPAAA) decidiu iniciar moagem na Usina Santa Maria, localizada em Porto Calvo.

Afetada pela crise do setor sucroenergético e pela discordância entre seus sócios, a Santa Maria não conseguiu, até agora, entrar em operação na safra 14/15, iniciada em agosto do ano passado. No setor, o fechamento da usina já era dado como certo. Era. Durante essa semana, situação se reverteu.

A decisão foi anunciada, em  primeira mão, em reportagem do Gazeta Rural, suplemento da Gazeta de Alagoas, que circulou na edição desta sexta-feira, 30.

A solução na Santa Maria veio com um novo acordo societário, confirma Maurício Toledo, ex-secretário da Fazenda de Alagoas e que é sócio e conselheiro da Cooperativa: “A  CRPAAA assumiu a parte societária que pertencia a São Gonçalo, ficando com 50% da unidade e os outros 50% com o grupo Oiticica”, afirma.

Maurício Toledo é quem vai representar a CRPAA no esforço para retomar a operação na Santa Maria e avisa que o objetivo é colocar a usina para moer o quanto antes, a ponto de esmagar cana ainda nesta safra: “existe uma grade dificuldade para escoar a cana na região. Já começamos os preparativos e esperamos colocar a usina para moer nas primeiras semanas fevereiro”, adianta.

Volta da moagem na usina pode empregar mil trabalhadores do campo

Com a expectativa de que a Usina Santa Maria, localizada no município de Porto Calvo, volte a moer, milhares de trabalhadores da região esperam ansiosos para voltar ao trabalho. A usina, que iria iniciar a safra 14/15 em setembro do ano passado, deixou mais 1,5 mil trabalhadores do campo e da indústria sem empregos.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), a unidade industrial já chegou a empregar dois mil pessoas no campo. “Nossa expectativa é que a usina Santa Maria comece a moer no próximo mês e consiga empregar uma faixa de mil trabalhadores do campo, fora os trabalhadores da indústria. Acreditamos que, no início, a unidade não irá conseguir empregar todos os trabalhadores, mas com o tempo ela vai conseguir”, afirma o secretário de Assalariados da Fetag-AL, Cícero Domingos.

Cícero atenta que a Federação ainda não se reuniu com os novos donos. Mas, de acordo ele, já está sendo feito o levantamento de pendências na usina para que ela comece a moer ainda na safra 14/15.

Alívio

Os fornecedores de cana-de-açúcar de Porto Calvo e municípios mais próximos, a exemplo de Japaratinga e Maragogi, estão tendo de transportar a cana por mais de 30 km para não perder a safra. A volta da usina é comemorada pela Associação dos Plantadores de Cana: “será um alívio para produtores de todo o estado, em especial da região norte”, avalia Lourenço Lopes, presidente da Asplana.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoano sofrendo em minas

    Amigo Edivaldo junior o q esse rapaz esta falando é tudo verdade eu moro em capinopolis proximo a vale do paranaiba onde eu trabalhei tanto tempo e perdi tudo ater agora não recebi nada meus meses trabalhados ferias decimo fgts e acerto trabalhista para poder voltar pra alagoas.mais o que mim deixa mais revoltado é porque estão vendendo as coisas da usina toda semana passa caminhão com peças,vou citar algumas delas os carretel de irrigação motor bomba canos chassi de caminhão peneus motor de trator e caminhão.
    e outras coisas da industria que eu não sei o nome eu peço pra vc que é um jornalista respeitado em alagoas e no pais, pelo amor de Deus passe essa informação pra o Dr:mauro baldini alguma coisa tem que ser feita.

  2. igor

    Atenção! caro amigo Edivaldo jr: estão sucatiando as duas unidades aqui em minas já venderam todos equipamentos de inrrigação peças de carros tratores e outros equipamentos industriais queremos saber do juiz o q ele vai fazer agora!!! tempo teve pra ele vender e não vendeu. agora é tarde.

  3. luiz paulo sodré

    Sr Edivaldo Junior, hoje 30 de janeiro, Alagoas Atingiu 140 assassinatos,mais que o dobro do mês anterior,ontem o senador Benedito de Lyra estava em Brasília com o ministro Occhi solicitando o envio de verba para continuação do canal do Sertão,hoje o pequeno governador,anunciou que o governo federal liberou 75 milhões para o canal,graças a ele que foi hoje pra Brasília,a reserva técnica da polícia de 2012 e a reserva técnica da educação,promessa de campanha do governador que chamaria ambas,hoje através de seus secretários Alfredo Gaspar de Mendonça,e Luciano Barbosa,repetem a mesma ladainha do governo passado tão execrado pela imprensa na época,que não há nenhuma previsão de chamada,devido ao comprometimento da lei de responsabilidade fiscal,o pagamento do servidor que se dava nos dias trinta e onze do mês seguinte,também alvo de muita crítica,continua como dantes no quartel de Abrantes,e segundo a imprensa na grande maioria comprometida com esse governo,continua dando essas mesmas notícias com a maior naturalidade,governo sem oposição, não é governo, é uma enganação para os menos esclarecidos.

  4. Minas

    Caro Edivaldo boa noite,Edivaldo e com relação as usinas aqui de Minas Gerais,vale do paranaiba e triaalcool,usinas grupo jl, (Triangulo mineiro) vc tem alguma novidade.Nos aqui estamos muitos ansiosos e esperançosos.

Comments are closed.