Renan Filho recomenda isenção e ação mais firme no IMA
   29 de janeiro de 2015   │     20:28  │  1

Renan Filho chamou para si a responsabilidade da política ambiental do Estado. Ele decidiu escolher, pessoalmente, um técnico de sua confiança para comandar o Instituto do Meio Ambiente e participa, diretamente, da escolha dos demais diretores.

O governador, revelou recentemente, que quer o IMA atuando com firmeza e isenção. A orientação que ele passou ao novo presidente do órgão, Gustavo Lopes, é de dar tratamento igual para todos e de trabalhar para ter uma fiscalização mais efetiva.

Apesar de suas ligações pessoais, Lopes foi escolhido pelo governador por conta de sua capacidade técnica (ele tem mestrado na área e já tem experiências no setor público e privado) e, principalmente, pela sua relação pessoal com Renan Filho, com quem já atuou anteriormente.

Nova fase

Gustavo Lopes avisa que vai trabalhar para fortalecer o instituto, mas sem as pirotecnias típicas de alguns gestores da área: “minha prioridade é trabalhar a imagem do IMA, cumprir a legislação e defender o meio ambiente, usando sempre que possível a prevenção e a educação, para depois recorrer a punição”, adianta.

Novos diretores

Depois de se reunir com o governador, nessa quarta-feira, 28, Lopes anunciou o nome de mais dois  diretores do IMA, escolhidos com aval de Renan Filho:

Diretor de Licenciamento: Leonardo Vieira. Formação: Mestre em Saneamento e Recursos Hídricos (UFAL), Engenheiro Civil (UFAL). Experiência: Atualmente está na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), já passou pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco (CPRH-PE) e pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia (INGÁ-BA).

Diretor de Fiscalização: Ermi Ferrari. Formação: MBA em Gestão Empresarial (FGV), Engenheiro Civil (UFAL). Experiência: Atualmente está na Infraero, já passou pela Companhia Pernambucana de Saneamento (compesa) e pela Odebrecht Engenharia.

Quem é

Renan Filho deu posse, pessoalmente, a Gustavo Lopes na última semana, destacando, a formação do novo presidente do IMA:  engenheiro civil, mestre em meio ambiente e recursos hídricos. Ele foi nomeado para a direção do órgão responsável pela execução da política ambiental no estado que, entre as principais atividades é responsável pelo monitoramento, fiscalização, educação ambiental, análise de águas, o licenciamento, reconhecimento de áreas legalmente protegidas, coleta e catalogação de espécies da flora, entre outras.  A informação é da Agência Alagoas: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/especialista-em-meio-ambiente-e-recursos-hidricos-assume-presidencia-do-ima

gustavo lopes

Gustavo Lopes e Renan Filho

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. IMA PARALISADO

    A precaução do Governador em formar um quadro técnico de alto nível é louvável. Porém, convém lembrar que já vamos para o segundo mês de mandato e o IMA está paralisado pela falta de provimento de diversos cargos de confiança. Dessa forma, está havendo descontinuidade dos serviços administrativos e quem precisar, por exemplo, de licenciamento ambiental, não vai obter, pelas razões expostas.

Comments are closed.