Deputado revela bastidor do convite de Lula a Renan Filho
   29 de dezembro de 2022   │     23:53  │  1

O encontro realizado entre integrantes da cúpula do MDB com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (28/10) definiu os nomes de dois futuros ministros indicados pelo partido.

Jader Filho, presidente do MDB do Pará vai para o Ministério das Cidades e o senador eleito pelo MDB de Alagoas, Renan Filho, vai para o Ministério dos Transportes. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) será ministra do Planejamento dentro da cota pessoal do presidente Lula.

A presença de alagoanos no encontro com Lula foi ‘marcante’ – literalmente. Estava lá, representando o partido, Jader Filho, Baleia Rossi (presidente nacional do MDB), Renan Filho, o líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões Jr. e o deputado federal eleito Rafael Brito. Os três últimos de Alagoas.

“O Lula ficou muito feliz com Renan Filho. O sentimento era que o presidente queria realmente ele como ministro, pela relação de amizade, mas principalmente porque enxerga a sua capacidade de gestão”, aponta Rafael Brito.

O encontro, realizado em um hotel de Brasília, segundo Rafael Brito, foi em tom de descontração, com Lula demonstrando confiança no futuro governo. “O presidente, assim como toda a sua equipe, está motivado para recuperar o atraso desses últimos anos”, enfatiza.

De acordo com o deputado federal, também conhecido por “Tio Rafa”, existia uma grande torcida para que Renan Filho fosse indicado para o ministério de Lula. “Todos os governadores do Nordeste que estavam no cargo junto com ele, e principalmente os eleitos para o Senado e indicados para ministérios defendiam abertamente a indicação de Renan Filho”, reforça Rafael Brito,

A presença do Nordeste no ministério, segundo Brito, é um diferencial da gestão de Lula. “São pastas estratégicas, representativas, que serão ocupadas por ex-governadores de Estados nordestinos, a exemplo do Ministério dos Transportes, que tem um dos maiores orçamentos da esplanada”, afirma.

No seu Instagram, Rafael Brito registrou: “Alagoas está emprestando ao Brasil o gestor mais competente de sua história! Não tenho a menor dúvida que fará no Brasil grandes feitos pelo seu povo. Boa sorte meu amigo Renan Filho, que Deus te abençoe e abra seus caminhos. Conte comigo, sempre!”.

Sobre o desempenho do futuro ministro, avalia que Renan Filho vai mais uma vez demonstrar capacidade: “tenho certeza que ele vai voar”, diz, acrescentando que “ele está animado, o presidente também muito animado. O presidente está muito feliz com Renan Filho no ministério. O clima é muito bom”.

Suporte

Rafael Brito começou a circular por Brasília nas últimas semanas para “se ambientar” com o futuro local de trabalho. Sua posse acontece no dia primeiro de fevereiro, mas o futuro deputado já conseguiu estabelecer relações com várias lideranças do MDB, a exemplo de Baleia Rossi e Jader Filho – que será, na avaliação dele, um grande ministro.

O “trânsito” em Brasília, avisa Brito, foi facilitado pelo líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões Jr. “Isnaldo tem me ajudado muito, aberto portas para que eu possa fazer meu trablalho no Parlamento. É um cara agregador e com a ajuda dele vamos pra comissão da educação”, adianta.

Jader Filho, Isnaldo Bulhões Jr., Baleia Rossi, Renan Filho e Rafael Brito durante encontro com Lula (Foto: reprodução Instagram)

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    Lula nunca convidou nenhum desses que hoje forma o seu Ministério ! Todos que aí estão são as imposições dos que apoiaram essa Candidatura ilícita e absurda do prisioneiro que cumpria pena de seus crimes na Cadeia. Esse Governo durará muito pouco, um outro golpe está a caminho, e todas essas amizades e trocas de favores se desvanecerá rapidamente, quando o Alckmin começar a berrar….fora Lula, fora Lula, Lula Lulaaaaasss.

Comments are closed.