Desempenho do ICMS pode levar governo de AL a adiar decisão sobre aumento do servidor
   5 de maio de 2023   │     23:00  │  15

Em Alagoas, o reajuste anual para funcionários públicos do Executivo segue indefinido. A data base dos servidores estaduais é o mês de maio, mas até o final de abril o governo do Estado ainda não havia sinalizado sobre a possibilidade ou não do reajuste.

Se depender dos números apresentados pela equipe econômica, o governador Paulo Dantas deve esperar um pouco mais para decidir sobre a concessão ou não de reajuste este ano para os servidores. Isso porque, a arrecadação tem dados sinais de crescimento abaixo da inflação, com possibilidade de ficar com desempenho negativo ao longo do ano.

Até março deste ano, a arrecadação de ICMS cresceu abaixo da inflação. O comportamento, segundo alguns integrantes da equipe econômica se repetiu em abril, apesar do aumento da alíquota de ICMS. “Melhor o governador esperar um pouco mais para tomar uma decisão para não colocar em risco a capacidade de pagamento do Estado”, recomenda um dos integrantes da equipe econômica.

A situação financeira do Estado ainda sofre impacto com a mudança da cobrança de ICMS dos combustíveis, energia e telecomunicações, implementada em junho de 2022. A expectativa é que as perdas mensais que chegavam a R$ 100 milhões por mês caiam pela metade com a nova alíquota de ICMS, que saiu de 17% para 19% em Alagoas.

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Aposentada

    Não justifica,o ex secretário da fazenda falava pra os quatro cantos de Alagoas que as finanças estava saneadas, agora quando chegar o mês da reposição e sempre a mesma novela. Está tudo muito caro a inflação galopante e salário defasado, são poucas as categorias que ganham bem o executivo ganha um miséria, nos merecemos as nossas perdase salariais, o prefeito JHC já deu queremos a nossa também.

  2. Lauri Oliveira

    O governo tira o dinheiro do fundeb para dar ao aluno e deixa os servidores da educação sem rateio. Agora achando pouco o descaso com os servidores da educação mais uma vez vai mostrar o descaso com eles. O q esperar de um governador das mídias sociais? Esse foi o presente de grego deixado pelo sr. Renam Calheiros, ao povo alagoano.

  3. Napoleao Barroso

    Governador se fosse aumento para os deputados além das mordomias não teria esse impasse. Não voto Maia em vcs.

  4. Marta Lucia

    Isso não existe, porque quem trabalha na Sefaz tem noção de quanto entra e arrecadação continua bombando, só quem sofreu foi o governo do estado e vai prejudicar os funcionários públicos que não tem nada a ver, o prefeito deu o aumento sem reclamar de ICMS gente os funcionários estão sofrendo com a inflação.

  5. Rose Marli Cavalcante

    Isso só pode ser brincadeira, quero só vê se o Sinteal e o funcionalismo vai deixar isso acontecer de braços cruzados.

  6. Marluce dos Reis

    Servidores não pode ficar sem reajuste. Custo de vida está fora do normal. Principalmente os aposentados vivem comprando medicamentos.

  7. Renato Ferreira de Oliveira

    É sempre assim, a política para os servidores sempre foi uma pedra no caminho dos governantes, mesmo quando o estado está financeiramente bem saneado e com uma arrecadação num patamar satisfatório, reajuste é sempre difícil, o antecessor por exemplo passou os dois mandatos, contando vitória das finanças do Estado, mas prós servidores tirando de ter pago religiosamente em dia, pra reajuste deixou a desejar.

  8. OIAPOQUE AO CHUÍ

    É história pra boi dormir e o Município de Maceió, que também depende da arrecadação?
    Foi entrave essa justificativa para não aumentar os duodécimo do poder judiciário e legislativo?

  9. Isaias Lima

    Porquê em recife gasolina é 5,17 o litro e em João Pessoa/PB também? Em campina grande está por 5,09. Porquê em Alagoas é 5,64??? Racionalizem os gastos!!! Não aguentamos mais pagar impostos altos.

  10. NIVALDO

    Sempre existe uma desculpa para não recompor o salário dos servidores pela inflação,mas sempre sobra dinheiro para fazer assistencialismo político.

  11. Delba Nicacio da Silva

    Eu quero requere os imposto pagos indevidamente ds ceal e Eletrobras para poder quitar as dividas que hoje não tenho como pagar pois as duas me exploraram nas contas de energia e fiz acordo até hoje não consegui pagar devido cobranças indevida de 2008 e outra eu estava em dia com todas as faturas pagas espero que está empresas pague meus imposto indevidos ok

  12. Luis Silva

    Interessante. No ano passado, mesmo com a diminuição do ICMS, principalmente na gasolina o governo deu a reposição da inflação de 2021. Será que foi a eleição. E o secretário da época disse que o estado estava bem financeiramente e quando deixou a secretaria disse que deixava numa boa situação.

Comments are closed.