Dilma autoriza projeto piloto na segurança de Alagoas e ministro promete ação dura contra violência
   30 de maio de 2012   │     22:25  │  5

O ministro José Eduardo Cardozo confirmou ontem, em entrevista, que a presidente Dilma Rousseff autorizou o lançamento de um projeto piloto na área da segurança em Alagoas, o que deve ocorrer em até 15 dias. O objetivo principal é reduzir o número de homicídios no Estado – um dos mais altos do mundo.

Falta detalhar, segundo ele, “cronograma, custos, ações”. Cardozo prometeu medidas imediatas, de médio e longo prazo e disse que “da mesma forma que nós vamos cuidar da estruturação da segurança pública no Estado, o governo federal será parceiro do governo do estado, nós tomaremos medidas imediatas que permitirão ao cidadão alagoano verificar que esse plano vai dar certo e vamos combater a criminalidade desse estado de frente, com coragem, ousadia e determinação”.

É isso que espera o alagoano – e um pouco mais – ministro. A partir de agora, pelo que é possível entender, o governo federal assume o controle da segurança pública em Alagoas. Isso talvez porque a presidente Dilma Rousseff queira não só dar o exemplo, mas também melhorar indicadores locais que certamente  puxam para baixo os indicadores nacionais de segurança.

Téo Vilela faz reunião no Palácio dos Palmares na volta de Brasília para “antecipar” medidas

O governador reuniu, ontem, os chefes dos outros poderes (Judiciário e Legislativo) e outras autoridades relacionadas com a segurança pública (Gecoc, MPE, 17ª vara etc) para apresentar em primeira mão os resultados das reuniões que teve em Brasília, durante dois dias com os ministros da Justiça e da Casa Civil. Nesta quinta-feira pela manhã o governador vai ao Bom dia Alagoas e deve dar mais resultados das medidas discutidas em Brasília.

Em nota  a Agência Alagoas o governador explicou o que aconteceu em Brasília. O blog reproduz o texto:

“Finalizamos detalhes e formatamos o plano de ação conjunta com o Governo Federal, definindo medidas a curto, médio e longo prazo. Alagoas cumpriu o compromisso firmado há um ano com o Governo Federal e agora chegou o momento de implantar as ações efetivas para o combate à criminalidade e violência no Estado”, afirmou o governador.

Ele destacou que Segurança Pública sempre foi prioridade em seu governo, reafirmou sua imensa preocupação com os altos índices de violência no Estado e lembrou que a questão do combate à criminalidade e à violência exige iniciativas nas áreas social, de Educação e Saúde, e no combate ao uso de drogas. ”Todas as ações começam simultaneamente. Estou confiante que agora teremos como reduzir de fato a criminalidade em todo o Estado”, resumiu Vilela.

O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, destacou que uma equipe do Estado, em conjunto com técnicos do Ministério da Justiça, trabalha no cronograma das ações e nesta sexta-feira (1º), reúne-se em Alagoas para o detalhamento final do projeto.

Entre as medidas cumpridas pelo Estado de Alagoas desde março de 2011, o secretário da Defesa Social enumerou a implantação das bases de Polícia Comunitária, a Ronda Cidadã, a divisão de 25 áreas de atuação em quatro regiões no Estado e o alinhamento de indicadores com índices de violência e estatísticas.

“Conforme nosso compromisso com o Governo Federal, também já licitamos a execução do projeto para a construção do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística, autorizamos a licitação do videomonitoramento, que está em fase de análise de documentação e em quatro meses será instalado em diversos pontos”, disse Dário Cesar, reiterando que o Estado tem todas as metas e medidas eficazes para a Segurança Pública muito bem definidas.

O governador Teotonio Vilela volta a Brasília na próxima segunda-feira (4) para fechar, com o Palácio do Planalto e o Ministério da Justiça, o lançamento e os últimos detalhes do anúncio das medidas que serão implantadas.

 

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    A não ser que seja a construção de um gigantesco GUETO, com um muro de 9 metros, separando a grande maioria da população carente da Elite que governa o Estado, não vejo o que possa acontecer a curto o médio prazo. Não existe Educação decente, projetos de moradia e saneamento básico,Saúde, empregabilidade, nada, não existe nada, so escândalos e desvio de verbas e números negativos. Transformar a cidade em uma zona militarizada não vai resolver o problema. De acordo com o Instituto Sangari, mais de 95 % da violência (homicídios) e sofrida por pardos e negros de classe menos favorecida. Parece que enquanto se matava pobre estava tudo bem para todos, agora que vazou, temos um problema. Não existe plano a,b ou c o que necessitamos é de um governo sério, transparente que governe para todos e não apenas para uma minoria privilegiada. A poeira vai baixar e veremos que nada mudou a violencia continua escondida na miseria.

  2. Anderson Ricardo

    PROJETO DE SEGURANÇA PÚBLICA! QUANDO NÃO SE PRESAM PELOS VALORES, PELA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS A SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, NÃO HÁ SEGURANÇA, NEM SAÚDE E, MUITO MENOS, EDUCAÇÃO. PROJETOS QUE NUNCA SUPERAM OS DESAFIOS. POIS SAIBAM QUE OS DESAFIOS COMEÇAM LÁ NO TOPO, NOS PALÁCIOS, NAS ASSEMBLÉIAS, NAS CASAS GRANDES, NA ORIGEM. QUE ELES CUREM O BRASIL DAS FERIDAS DA ESCRAVIDÃO, DO APADRINHAMENTO, DA IMPUNIDADE, DOS FANTASMAS DE MUITOS ANOS, O QUE MAIS PARECE UM SONHO. NÃO ESPEREM MUITO POR MEDIDAS QUE POSSUEM UM SENTIDO RACISTA, DESAGREGADOR, QUE AINDA PERMEIAM OS MANDADOS E MANDATOS DOS POLÍTICOS SUPERIORES BRASILEIROS. AFINAL DE CONTAS, O PAU SÓ QUEBRA NAS COSTAS, 95% MAIS POBRES. MORTOS DÃO DINHEIRO. SECAS DÃO DINHEIRO. DESASTRES DÃO DINHEIRO. BURROS DÃO DINHEIRO. FERIDOS DÃO DINHEIRO. POBRES DÃO DINHEIRO. E NÓS?…QUE ESTEJAMOS SEMPRE F…

  3. Nailson

    MAIS UMA TENTIVA, DEPOIS AS DESCULPAS! E ASSIM VAMOS ENFRENTANDO ESSA MARATONA ARDUA QUE NOS MESMOS ESCOLHEMOS.

  4. FRED

    PARA ONDE FOI O PROJETO *COLOQUIO* (OU PINOQUIO) DE SEGURANÇA. O SENHOR MINISTRO DA JUSTIÇA VEIO, PROMETEU E NADA FEZ. É GENTE NÃO ESQUEÇAM AS PROMENSSAS DE LULA EM 2002, E DE TEO EM 2006. FOI CUMPRIDA ALGUMA, POR FAVOR MIM CONVENSA.

  5. FRED

    É MEU CARO EDIVALDO, ESSA SERÁ MAIS UMA PROMESSA QUE NÃO SERA CUMPRIDA, E SÓ O TEMPO DIRA. TEO ESTA NO SEXTO ANO DE MANDATO E OS NÚMEROS NÃO MENTE JAMAIS, POIS OS ÍNDECES CONTINUAM SUBIDO, TEO ALTAMENTE MAL ACESSORADO SOFRE COM ESSA INCOMPETENCIA DESSA CUPULA DESPREPARADA PARA COMBATER A VIOLENCIA. INFELIZMENTE SÓ SE FALA; – ARMAS, COLETES E VIATURA.

Comments are closed.