Dilma se sustenta em eleitores nordestinos, mais velhos e mais pobres
   30 de junho de 2013   │     21:26  │  4

O movimento pela volta do presidente Lula dentro do PT deve ganhar força a partir de agora. A divulgação da pesquisa do Datafolha, ontem, mostra a presidente Dilma Rousseff iria para o segundo turno contra Marinha, enquanto Lula venceria no primeiro turno em qualquer situação. A pesquisa você vê neste link: http://migre.me/fg1B3

A situação de Dilma só não é pior por conta no Nordeste. A presidente tem 45% na região. Em compensação Dilma Rousseff tem apenas 22% no Sudeste, 27% no Sul e 28% no Norte/Centro-Oeste.

Dilma Rousseff perderia no Sudeste para Marina Silva, se Eleição fosse hoje. A presidente só tem bom desempenho, fora do Nordeste, entre os eleitores mais velhos, mais pobres e com menor grau de instrução.

Mantido esse quadro, o PT e a base aliada deve continuar pressionado pela volta de Lula já em 2014.O movimento existe e é maior do que aparenta. Hoje a ministra da Casa Civil foi a imprensa para dizer que Lula não é candidato e que o PT vai trabalhar  para reeleger Dilma.

Anote aí: a militância do PT não vai se mexer um milímetro para reeleger Dilma Rousseff. Mas se o candidato for Lula, a história é outra.

Jornalista revela novos dados sobre a pesquisa

O jornalista Fernando Rodrigues, que tem blog no UOL/Folha divulgou hoje (http://migre.me/fg26U) dados detalhados da pesquisa: “Quando se faz um recorte na taxa de intenção de voto de Dilma Rousseff para presidente (29% a 30%, segundo o Datafolha), nota-se que a presidente se sustenta com base em eleitores do Nordeste, mais velhos, menos instruídos e os que vivem no interior.

Veja o que acontece com os 30% Dilma Rousseff quando se estratifica o resultado:

– Região: a presidente tem 45% no Nordeste contra apenas 22% no Sudeste, 27% no Sul e 28% no Norte/Centro-Oeste;

– Natureza do município: Dilma tem 24% em capitais e regiões metropolitanas e 34% em cidades do interior;

– Idade: a petista tem 33% entre os eleitores de 60 anos ou mais e 27% na faixa de 16 a 24 anos;

– Escolaridade: Dilma tem 38% dos votos dos eleitores com ensino fundamental, mas só 19% daqueles que têm curso superior;

– Renda familiar mensal: a presidente recebe o apoio de 36% da faixa até 2 salários mínimos e 19% no grupo que ganha mais de 10 salários mínimos.

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2013/06/30/eleitores-do-nordeste-mais-velhos-menos-instruidos-e-pobres-e-do-interior-sustentam-dilma-rousseff/

Confira a Tabela (no blog do Fernando Rodrigues você pode ver outras: http://migre.me/fg26U)

Veja a tabela do Datafolha com todos esses dados (clique nas imagens para ampliar) apurados no levantamento de 27 e 28 de junho, com 4.717 pessoas em 196 cidades país (e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos):

Datafolha-Regiao-PorteCidade-27-28jun2013

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    Interessante : Aécio Neves já tem uma posição clara no Sudeste (mairoia dos votos Brasileiros) e deve se projetar no Sul e Nordeste em Futuro próximo, afinal, diferente de Marina e Dilma a campanha dele ainda não esta na rua.

    Lula, dizem as más linguas do sudeste no momento (grande fofoca) está com o estado de saúde abalado, e conferir (que seja so fofoca).

    Olho vivo na Juventude !

  2. sou pobre e velho

    senhor edvaldo, sou pobre e velho. mas tenho vergonha na cara. nunc votei e nem votarei nesse molusco chamado lula e nem tampouco nessa sua amiga guerrilheira e ex-assaltante de banco chamada pelo nome de dilma. por mim, quero ve-los nas profundezas do inferno. eles iludiram os paupérrimos brasileiros, lhes doando dinheiro do tesouro e comprando seus votos, coloiados com a justiça eleitoral do país. o povo, está acordando e, a cada dia, encontrando o caminho para acabar com essas duas lástimas- lula e dilma, e também com o pt.

  3. fred

    Pobre é a coisa mais linda que existe, pois esse povo sempre é usado, e eles não tem na sua maioria o poder maior do ser humano, não é só na politico é também pela religião, pelo futebol e pela música. Gente eu queria ter esse poder também, mais infelizmente não os tenho.

  4. Carlos

    Não sou simpatizante de nenhum partido político e já comentei isso várias vezes : Lula e Dilma sempre priorizaram a classe paupérrima (sem renda) no intuito de ter sempre os votos desse pessoal. E tinham tanta certeza disso que ainda ficavam ironizando dizendo que ganhavam qualquer eleição. Com isso, esqueceram de governar para as classes média/baixa. Se analisarmos, fazem parte dessas classes média/baixa, estudantes, professores, trabalhadores autônomos, aposentados, trabalhadores assalariados, comerciantes, ambulantes, comerciários, etc.. Ou seja, são pessoas que além de terem um maior grau de instrução, sentiram na pele, a precariedade e não viram por parte dos governantes nenhuma melhoria na prestação dos serviços públicos nas áreas da educação, saúde, segurança e transporte. Além disso, começaram a sentir nos bolsos o aumento gradual dos preços das coisas isto é , perceberam que o governo estava perdendo o controle da inflação. Junte se a isso, a corrupção nos 2 governos do PT e a impunidade. No meu ponto de vista, o próximo governante eleito em 2014 seja lá quem for, tem que adotar uma política social e econômica diferente de Lula e Dilma.

Comments are closed.