Empreendedores apresentam Estaleiro do Porto ao governo
   25 de março de 2013   │     11:05  │  0

Alagoas entra em definitivo na rota dos negócios do pré-sal nos próximos meses. O primeiro estaleiro do Estado – um empreendimento com encomendas da ordem de US$ 1,5 bi – revelado em primeira mão neste blog, começa a funcionar até junho deste ano no Porto de Maceió.

O consórcio firmado entre a Tomé Engenharia e Ferrostaal Industrieanlagen, contratado pela Petrobras para construção das primeiras seis plataformas tipo FPSO (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga) está prestes a começar a operação  no estado.

Serão 1,8 mil empregos diretos numa área de 66 mil m2 no Porto de Maceió, com investimentos já realizados da ordem de R$ 80 milhões – em números atualizados.

Nesta segunda feira, os representantes do consórcio, Luiz Tomé, acionista da Tomé, e Fábio Lobo, diretor da Ferrostaal no Brasil, tem uma reunião com o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Seplande, Luiz Otávio Gomes. Eles vão comunicar a operação no estado e discutir parcerias.

O empreendimento foi viabilizado pelo contrato da Petrobras e a locação da área foi autorizada pela Antaq. Mas não seria viável, afirma Luiz Otávio Gomes, sem a ação da administradora do Porto, Rosiana Beltrão: “ela tem o reconhecimento meu e do governador por contribuir, sempre, com o desenvolvimento de Alagoas”, enfatiza.

Além da área no Porto de Maceió, a reativação da indústria metal mecânica em Alagoas ajudou na decisão da Tomé/Ferrostaal em trazer o empreendimento para Maceió. O novo estaleiro já firmou parceria com a Jaraguá Equipamentos, que será uma das suas fornecedoras.

Nos links a seguir você pode conferir outros posts sobre o estaleiro da Tomé e Ferrostaal, neste blog: http://wp.me/p2Awck-nE  e http://wp.me/p2Awck-eF