Gilberto Carvalho vem a Alagoas conhecer projetos de inclusão social
   3 de abril de 2023   │     12:09  │  0

De bancos comunitários a grupo de produtivos de mulheres, passando por jovens que transformaram a preservação do meio ambiente numa fonte de renda.

Essas são algumas das experiências de inclusão social e econômica em Alagoas que serão conhecidas pelo ex-ministro Gilberto Carvalho, atual secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.

Apontado como um dos mais influentes conselheiros do presidente Lula, Gilberto quer ver de perto experiências de Alagoas que podem se transformar em modelo para o Brasil.

Gilberto chega a Alagoas nesta terça-feira (04/4), vai ter um encontro com o governador Paulo Dantas, depois participa de reuniões com  autoridades e na quarta-feira (05/4) passa o dia em Piaçabuçu, onde vai conhecer algumas  experiências de inclusão social e produtiva.

A preocupação de Gilberto é levar para o presidente Lula soluções que podem fortalecer os setores populares, a partir da distribuição de renda com efetiva inclusão social e econômica – o que pode acontecer através da economia solidária.

A visita a Alagoas foi confirmada depois que Gilberto conheceu, durante uma reunião em Brasília, experiências da Unicafes de Alagoas na área de economia solidária e cooperativismo.

Entre os projetos apresentados na reunião estão um banco comunitário voltado para fortalecer a economia local, o trabalho de jovens que gera renda e protege o meio ambiente, além da primeira secretaria Executiva do Cooperativismo e Economia Solidária do Brasil.

Depois de ouvir os relatos e de conhecer melhor as iniciativas realizadas pela Unicafes-AL e pela  Coopaiba, Gilberto confirmou agenda no dia 5 de abril em Piaçabuçu. Lá ele participa da inauguração da primeira agência do banco comunitário É Da Gente e também da entrega de um carro que será financiado para a Alecons, associação de jovens que atua na coleta de óleo de cozinha no município.

Gilberto avalia como positiva e inovadora a criação de uma secretaria executiva do cooperativismo e economia solidária.

“Fiquei sinceramente encantado com a narrativa do que está se construindo no Estado, no sentido de fazer crescer e consolidar a economia solidária. Fiquei feliz com a criação dessa secretaria executiva de cooperativismo e economia solidária. Alagoas sai na frente do Brasil nesse sentido e as experiências concretas que estão se dando aí vão fazer  de Alagoas uma referência para o Brasil. E nós aqui da nossa secretaria vamos dar todo o apoio juntamente com o presidente Lula com o ministro Luiz Marinho, para que essa experiência cresça, se torne conhecida em todo o país e se consolide cada vez mais”, disse Gilberto Carvalho.

Gilberto Carvalho (foto: Agência Brasil)