Grupo articula 3ª via para disputar vagas de federal em Alagoas
   30 de setembro de 2013   │     14:06  │  0

Nomes como os de Rosinha da Adefal, Givaldo Carimbão, João Caldas, Maurício Quintella e outros com o mesmo peso eleitoral estão sendo aproximados por habilidosos articuladores políticos para a formação de um grupo para disputar a eleição de federal longe dos “pesos pesados”.

O time dos “pesados”, chamado dos bastidores de grupo dos 10 (numa referência ao poder de captação de recursos para a campanha), que inclui nomes como de Arthur Lira, Renan Filho, João Lyra, Luciano Barbosa, Pedro Vilela e Marx Beltrão deve se dividir entre dois palanques: um liderado pelo grupo de Renan Calheiros e ou outro pelo senador Benedito de Lira.

Com mais recursos e mais apoio, esses candidatos são apontados sempre como os mais votados de seus partidos e coligações. Disputar com eles na mesma chapa seria suicídio. Por isso ganha força a formação de uma terceira via. Marcos Toledo, presidente do PTdoB, é um dos defensores dessa estratégia: “devemos juntar os candidatos com potencial semelhantes, o que aumenta sua chance de vitória”, aponta

Nessa mesma linha trabalha o ex-governador Ronaldo Lessa. Ele quer formar uma chapa  com o PT,  PTB e PCdoB, o que deixaria de fora os pesos pesados mas poderia incluir candidatos como Paulão que tem boas chances de reeleição, desde que escolha uma chapa viável.

Em função desse cenário, por exemplo, é que a deputada federal Rosinha da Adefal decidiu, em princípio,  ficar no PTdoB. Por razões semelhantes Carimbão deixou o PSB e foi para o PROS.

Vamos aguardar um pouco mais: até a próxima terça-feira a formação desse terceira via ficará mais clara a partir das definições das filiações partidárias.