Institutos divergem: Aécio e Dilma ganham, cada um, em duas pesquisas
   25 de outubro de 2014   │     18:51  │  3

Não bastasse a “guerra” nas redes sociais, intensificada nos últimos dias, o eleitor indeciso ficará ainda mais em dúvida se resolver se guiar pelas pesquisas eleitorais divulgadas nas últimas horas.

O Ibope (http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=380851&e=51), divulgado neste sábado a noite, foi o único instituto que manteve a vantagem numérica da candidata do PT, Dilma Roussef, que aparece com 57%, contra 43% do candidato do PSDB, Aécio Neves, que aparece com 43% dos votos válidos.

A pesquisa do instituto Datafolha, que também foi divulgado também neste sábado a noite (http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=380848&e=51), mostra empate técnico, com vantagem para a à candidata do PT, q tem 52% dos votos válidos, enquanto Aécio Neves tem 48% dos votos válidos

Outros dois institutos que realizaram pesquisas para presidente também divulgaram resultados nesta sexta e neste sábado: no Sensus, Aécio manteve a vantagem sobre Dilma e na pesquisa CNT/MDA, que apontava, até semana passada, liderança da candidata do PT, o tucano aparece hoje à frente, por uma pequena margem.

Um detalhe que precisa ser observado. No primeiro turno, Datafolha e Ibope erraram por margem de até 14 pontos no percentual atribuído a Aécio Neves. Os institutos que se aproximaram mais do resultado nas eleições do último dia 5 foram o Sensus e o Veritá. O Veritá aponta vantagem de Aécio sobre Dilma, mas não divulgou pesquisa esta semana.

Para efeito de comparação são mostrados apenas os resultados divulgados entre ontem e hoje.

Pesquisa Istoé/Sensus: Aécio 54,6% x 45,6% Dilma

A pesquisa encomendada pela ISTOÉ à consultoria de pesquisa Sensus mostra um quadro contrário ao apontado pelas agências Ibope e Datafolha, divulgadas hoje. O levantamento, divulgado ontem, aponta que o candidato pelo PSDB, Aécio Neves, soma 54,6% dos votos válidos, enquanto Dilma Rousseff (PT) acumula 45,4%, uma diferença de 9,2%. A consulta foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro.

Considerando o total de eleitores, a diferença seria de 12,8 milhões de votos. Por outro lado, 11,9% dos eleitores ainda não decidiram em quem vai votar. Considerando os votos brancos e nulos, Aécio conta com 48,1% do eleitorado e Dilma tem 40%.

A pesquisa foi realizada junto a 2 mil pessoas em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios brasileiros, sendo registrada no TSE. A confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Pesquisa CNT/MDA: Aécio Neves 50,3% x Dilma Rousseff 49,7%.

A pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado mostra que o candidato Aécio Neves (PSDB) tem 50,3% dos votos válidos, enquanto Dilma Rousseff (PT) possui 49,7%.

Os candidatos continuam tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

O levantamento mostrou que Aécio inverteu a curva de queda e voltou a subir nas pesquisas. Nos últimos números apresentados pelo CNT/MDA, o tucano contava com 49,5%, e Dilma 50,5%.

A Pesquisa realizada 23 e 24 de outubro de 2014 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) foi registrada no TSE. Foram entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 Unidades da Federação.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose antonio dos santos

    O novo governador eleito Renan Filho, segundo os meios de comunicação vai revelar sua equipe de gestão nesta semana, espera-se que não seja um conluio de velhas raposas incompetentes conhecidas da população e cujo desempenho venha refletir a velha prática da incompetência e da improbidade.

    Que verdadeiras quadrilhas não tomem conta das licitações “maquiadas” e oportunidades iguais sejam oferecidas a todos!.

  2. jose antonio dos santos

    Para ser líder é preciso ser diferente, trabalhar mais que os outros, dar bons exemplos, ser digno, ser referência em tudo que faz.

  3. melo

    Apesar de trabalhar em um veículo que tem tendência
    a apoiar o Governo Federal, vc consegue avaliar o quadro
    eleitoral de maneira isenta. Parabéns !!

Comments are closed.