JHC reage a Paulo e diz que Saúde de Maceió é a “melhor do Nordeste” 
   7 de junho de 2023   │     0:12  │  5

A ‘briga’ está só começando. A batalha agora é dos indicadores de Saúde. O governo de Alagoas divulgou na semana passa um índice que mostra que Maceió tem a pior cobertura de APS (Atenção Primária à Saúde).

Foi um “contra-ataque” a prefeitura da capital, que anunciou no dia 2 deste mês a cobrança de um “calote” de R$ 27 milhões do Estado referentes a dívidas da Secretaria de Saúde do Estado para o município. O governo também anunciou que irá cobrar judicialmente R$ 296 milhões, valor que o município em tese deve ao Estado.

Nesta terça-feira (06/6) a prefeitura publicou em sua página na internet um texto – logo reproduzido nos principais portais alagoanos – revelando que “Maceió se consolida como melhor capital do Nordeste na Atenção Primária (à Saúde)”.

O texto (veja abaixo) aponta que “reconhecimento foi dado pelo Ministério da Saúde com base nos indicadores do programa Previne Brasil, atual modelo da Atenção Primária”.

Na verdade, o programa Previne Brasil, segundo o Ministério da Saúde,  foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. “O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional”, diz texto na página do MS (veja abaixo).

Ou seja, o Previne e a cobertura de Atenção Primária à Saúde são coisas diferentes – embora complementares. Ir bem no seu indicador, no entanto é positivo. Mas isso não significa necessariamente que o município tenha índices melhores de cobertura na atenção básica.

Nessa guerra, de JHC contra Paulo Dantas, por enquanto estamos na fase de narrativas. O prefeito foi hábil mais uma vez. Reage com um indicador diferente, o que se não serve para melhorar a assistência de saúde à população, ao menos ajuda no enfrentamento político e alimenta o debate nada saudável nas redes sociais. É claro que o governador não vai deixar barato. Terá resposta.

O fato é que tanto o governo do Estado quanto a prefeitura de Maceió tem muito a melhorar na saúde – que o digam os milhares e milhares de maceioenses e alagoanos que penam em busca de atendimento médico ou odontológico. Melhor seria deixar a briga de lado e unir forças em favor da população.

Atendimento de saúde em Maceió (Foto: Secom Maceió)

 Fique por dentro

Maceió se consolida como melhor capital do Nordeste na Atenção Primária

A Saúde de Maceió segue se consolidando como uma das melhores do Brasil. A prova do bom trabalho desempenhado pela Atenção Primária da capital é a premiação concedida pelo Ministério da Saúde por meio do programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária. O reconhecimento levou em conta os bons indicadores da Saúde de Maceió.

Leia aqui na íntegra: Maceió se consolida como melhor capital do Nordeste na Atenção Primária

Previne Brasil – Modelo de financiamento para a APS

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

Leia aqui na íntegra: Previne Brasil 

O que é Atenção Primária?

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.

Leia aqui na íntegra: O que é Atenção Primária?

 

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Vitoria Fernandes

    Kkkk aonde? É só ele ir nas UPA, pra ver a qualidade dos atendimentos. Principalmente a do tabuleiro.

  2. JOSE ABREU SILVA

    vai prefeito se tratar de algum problema de saude em um posto de saude que vc vai provar do seu proprio dispreso pela saude.

Comments are closed.