Maceió tem um agente de trânsito para cada 8 mil veículos. E pode?
   24 de junho de 2013   │     13:19  │  23

Na última semana publiquei um texto sobre o caos no trânsito de Maceió, atendendo apelo de uma leitora (http://wp.me/p2Awck-UF). Depois de circular pelo Centro e outros bairros de Maceió percebi que falta de tudo nas ruas da capital, principalmente a presença do poder público.

O mais grave, acredito, é a completa ausência de fiscalização de órgãos como SMCCU e SMTT.

O problema, em parte, pode ser explicado pelo baixo efetivo de agentes de trânsito na capital. Registrei aqui, após ouvir a prefeitura, que apenas 50 agentes de trânsito trabalham a cada turno, o que dá menos de um guarda por bairro.

Esses números foram corrigidos por leitores, através de vários comentários, que enriquecem esse debate. São números que chequei e estão dentro da realidade.

Um leitor identificado como agente de trânsito explica: “somos aproximadamente 185 no total, sendo que alguns exercem funções administrativas, outros estão afastados por Doenças, de modo que obedecendo a escala de trabalho, são cerca de 30 agente trabalhando em toda Maceió por dia. Tendo que fiscalizar carros particulares, transporte clandestino, como você bem frisou acompanha obras das outras secretárias, isolar os locais de acidentes. Acharam pouco, nos deram novas atribuições, fiscalizar ” cinquentinha” e fazer pericia de acidentes…. tudo isso com um efetivo de 30 homens por dia. Infelizmente a população vai continuar desassistida, pois não somos mágicos”.

Pois bem, se esses números forem reais (até agora nenhum gestou ou assessor da prefeitura contestou) Maceió tem hoje, na prática, menos de um agente de trânsito para fiscalizar uma frota de 8 mil veículos.

Faça as contas: segundo o Denatran, a frota registrada na capital chega em números de abril deste ano a 253,8 mil veículos. Isso sem falar nos  veículos do interior e outras cidades que circulam por Maceió todos os dias.

Com mais mil veículos para cada agente, não dá imaginar que problemas como o estacionamento irregular, as filas duplas, o caos na porta das escolas ou o fechamento de sinais, será resolvido.

Problemas por todos os lugares

Em outros comentários, leitores como Valdeck desabafam: “A indignação da leitora não é isolada, vê-se total descaso no que tange ao trânsito de Maceió, falta efetivo e o pouco que tem não atua como deveria, pois na avenida Fernandes Lima, vemos dois ou três guardas conversando no canteiro, enquanto o tráfego fura sinal, fecha cruzamento, faixa de pedestre apagada. Não fazem campanhas educativas eficientes, se limitam a distribuir panfletos como se resolvesse. Usem a mídia, coloquem palhaços educativos nos sinais, uma campanha educativa bem humorada o povo adere e introjeta o recado dado, tal qual fez Recife, tendo boa adesão, tanto que os acidentes e colisões diminuíram e muito.

O leitor Jorge Firmino reforça a crítica: “Pois é caro Edvaldo, a leitora Catarina está coberta de razão com a sua decepção com os agentes de trânsito, mais precisamente com os órgãos que comada nosso trânsito. Além dos sinais de solo apagados, nós não vemos um agente a noite em Maceió”.

Prefeitura promete contratar novos agentes: são mais de 150 na reserva técnica

O secretário Clayton Santos, da Secom, me disse que o pefeito Rui Palmeira deverá fazer contratação de 30 a 50 novos agentes ainda este ano, num esforço da prefeitura que já estaria enfrentando problemas com a LRF.

Mas segundo os leitores existem hoje 159 agentes na reserva técnica.

Essa é a opinião do leitor identificado como Dinho: “Existe apenas 180 agentes de transito para maceio, pq o prefeito nao nmei a reserva tecnica do concurso, existem 159 pessoas esperando ser chamados e a prefeitura fica empurrando com a barriga”.

A leitora Paula Newton reforça: “Na reserva possuem 159 agentes, estamos na luta para chamadas de todos, a população poderia se juntar para fortalecer essa luta, todo mundo está ciente do caus em Maceió em relação ao trânsito, dia 28 as 9h terá uma audiência pública na câmara de vereadores, era bom que fossem uma boa quantidade para expor a insatisfação, CHAMAMOS TB ESSE NOBRE SITE para está presente, vamos nos movimente para melhoria da nossa Maceió”.

Já o leitor identificado como integrante da reserva técnica da SMTT desabafa: “O que esta faltando para a nomeação da reserva tecnica do concurso da smtt, pois o trânsito é um caos, o efetivo atual de agentes (aproximadamente 180) é muito baixo, a cada dia que passa arrumam mais atribuições e responsabilidades pra smtt que não da conta nem das responsabilidades que já tem, o povo já demonstra indignação com o descaso no trânsito ninguém aguenta mais tanto engarrafamento, falta de uma fiscalização mais ativa e por ai vai”.

O que diz a SMTT?

O espaço está aberto para a SMTT ou para a Secom Maceió prestar esclarecimentos sobre o tema.

Se existe disposição para contratar até 50 agentes de trânsito, é possível num esforço maior contratar mais e, logo em seguida, se necessário, realizar um novo concurso.

O que não dá é continuar como está.

 

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. S.F.LIMA

    ESTÁ ERRADO TER 1 AGENTE DE TRANSITO PARA OITO MIL VEÍCULOS.POIS DEVERIA TER UM AGENTE PARA CADA VEÍCULO,SÓ ASSIM ELES TIRARIAM MAIS RÁPIDO O TALÃO DA BOLSINHA QUE CARREGAM NA CINTURA PARA APLICAR AS MULTAS SUJAS E INJUSTAS A CADA SEGUNDO.

  2. Cleo Lins

    Vamos todos para a Câmera dia 28-06-13. A reserva precisa ser convocada, só assim o trânsito poderá melhorar. Rui Palmeira já ta na hora de chamar os 159 e parar com essa burocracia.

    1. RENATTA LUANNA

      FIQUE SABENDO SÓ HOJE DESSA REUNIÃO,NÃO POSSO IR HOJE MAIS QUERO FICAR SABENDO DO RESULTADO POIS ME ENCONTRO NESTA RESERVA TÉCNICA, ME MANTENHA INFORMADA,ISTO MUITO ME INTERESSA.

  3. Leandro Alves

    Parabéns pelo excelente post Edivado, sou leitor assíduo do blog e estou feliz por pessoas como você ter a responsabilidade de mostrar os verdadeiros anseios da população maceioense. Gostaria de saber o posicionamento da SMTT ou do gestor municipal no tocante às melhorias para melhorar o fluxo de trânsito da capital como programas educativos, melhorias de sinalização, mais fiscalização, corredor exclusivo, entre outros. Pois a única proposição que se constata é cada vez mais o aumento de dores de cabeça de motoristas que a cada dia o número de veículos só aumenta e as alternativas como “zonas de escape” não têm o devido estudo necessário para ser implantado. Espero que com a ida do Chefe do Executivo à Brasília, traga soluções que todos nós precisamos.

  4. joao

    moro proximo ao superintendente e tambem sou seu amigo,e algumas vezes conversando comigo ele me confidenciou que quando assumiu o problema era verba pra fazer alguma coisa,outra vez ja me disse que isso estava resolvido,agora o problema é apenas politico,questao de burocracia que pode ser feita em um dia,me disse que tudo é questao de boa vontade,que seria necessario no minimo 400 agentes em maceio,disse que os condutores de maceio sao muito mal educados,o que é uma verdade,e pra isso teria que ter uma fiscalizaçao permanente como fernades lima,faculdades,jacintinho,bebedouro entre outros.

  5. Constancia

    Fiquei muito feliz com essa matéria, pois tá mostrando a triste realidade que se encontra o trânsito de Maceió…Eu como pedestre, Me revolto todos os dias ao levar a minha filha pra escola pq as calçadas estão sempre invadidas por veículos, obrigando a gente a andar com as crianças pela beira da pista. Já liguei várias vezes pra SMTT reclamando desse absurdo, mas nem uma providência foi tomada….Ou seja, essa é mais uma prova que existe uma grande carência de agentes de trânsito nas ruas de Maceió. Sr. prefeito, o trâsito de Maceió precisa ser melhor fiscalizado com mais agentes de trânsito nas ruas!!!!

  6. Rodrigo Ataíde

    É muito bom termos um jornalista com essa iniciativa. Parabéns! A carência de efetivo em Maceió, comparada proporcionalmente a outras cidades, é tão gritante que chega a parecer um insulto! Entra governo e sai governo, e as coisas parecem só piorar. Tudo bem que esta gestão é recente, mas o pontapé inicial deve ser dado neste longo caminho de melhorias contínuas. Maceió clama por estas melhorias!

  7. Sérgio Newton

    Maceió precisa urgente de fiscalização no transito de Maceió, vc anda pela Fernandes lima, a partir da Polícia Federal até a centenário e não encontra um, quando encontra é batendo papo, Maceió é Brasil e o Brasil tá mudando, acorda Prefeito Rui, você tem uma reserva técnica, só é nomear, o problema do transito tá na sua mão, você não melhora se não quiser, muda Maceió como o Brasil tá mudando.

  8. Isaac

    Eu sou usuário do transporte público e sofro diariamente, pois levo cerca de 2:00h(17:30h às 19:30h) para chegar do centro até a Universidade Federal de Alagoas, atrasando-me para as aulas e me prejudicando nas matérias. Algo precisa ser feito, isso é uma falta de respeito com o cidadão que é sufocado de impostos e não tem nem um transporte público de qualidade para usufruir. E ainda querem aumentar a passagem para R$2,85…sem comentários.

  9. jesiel

    Caro Edivaldo, O Prefeito não pode esquecer que, o código De trânsito brasileiro em seu art 1º inciso 2º diz O trânsito,em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidade componentes do sistema Nacional de trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências,adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito

  10. cleiton

    Caro edvaldo, venho por meio do seu blog agradecer pela força que está nos dando em publicar o assunto de interesse não só de todos da reserva como de todo maceioense, que é o trânsito caótico da capital.Gostaria de convida-lo se possível , a comparecer a uma audiência pública a ser realizada no próximo dia 28/06 sexta a partir das 09:00 hs na câmara de vereadores, para acompanhar mais de perto a nossa luta.Fico grato desde já pela atenção.

  11. Carlos

    Prezado Edivaldo, mais uma vez obrigado pela publicidade dada por este repórter no que tange o Trânsito de Maceió. o Maceioense não entende o motivo que entrava novas nomeações, segundo a prefeitura, deve-se ao fato de responsabilidade fiscal, entretanto, sabemos que este trânsito caótico poderá se amenizado com uma fiscalização mais efetiva por parte da SMTT e isto só poderá se concretizar com a nomeação dos remanescentes da Reserva Técnica.

  12. Thiago Santos

    Pois é Edvaldo. O trânsito, a muito tempo, vem sendo um grande problema na capital. É, realmente, caótico. Nos horários de pico, como 7h e 18h a Fernandes Lima e Bebedouro é um problema do tráfego fluir. E a fiscalização? Concurso para admissão de apenas 200 agentes? Muito desproporcional. É, realmente, uma falta de respeito com os maceioenses. E a reserva técnica do mesmo concurso? São 159 agentes na reserva e até agora é só promessa e mais promessas. Na verdade, o que falta é mais comprometimento com a causa dos gestores. É notório que saúde e educação é tão importante quanto, mas o povo já não aguenta mais.
    Como o colega acima citou, gostaríamos que comparecesse/acompanhasse a audiência pública que acontecerá no dia 28 às 9h na Câmara municipal. Será de tamanha importância a visibilidade na mídia.
    Obrigado!

  13. Marcello Jarsen

    O trânsito em Maceió está um caos total. Não é possível que ninguém possa resolver, ou ao menos tentar, à espera de um milagre a população de Maceió clama por melhorias ou ainda, gastar um dinheirão para construir “uma ponte estaiada” que te leva a um semáforo??? Será que é tão difícil perceber que com esse aumento do número de veículos circulando pela nossa cidade, o resultado será um trânsito mais catastrófico ainda?? Quais números reais de agentes e profissionais de trânsito temos em Maceió??? Se aqui, ninguém dá conta do recado, que gastem então o que é destinado ao trânsito com a contratação de uma reserva técnica que está à mercê de uma canetada!!!!

  14. Paulo Albuquerque

    Caro Edvaldo,

    Muitíssimo obrigado pela sua iniciativa de transpor os inúmeros problemas do trânsito caótico de Maceió, que passa por uma série de fatores que combinados culminam com a incompetência do gestor municipal. É notório que a carência de agentes existe, como o amigo frisou, muito bem no blog, 8 mil veículos para 1 agente de trânsito; o DENATRAN, órgão superior de trânsito federal, sublinha que a recomendação seja 1 agente de trânstio a cada 1000 veículos; portanto, há a carência, pois existem 150 pessoas na reserva técnica, e as perguntas que surgem: porque a demora para a nomeação ? Porque somente 30 a 50 agentes da reserva ?
    Peço encarecidamente que acompanhe a sessão na câmara de Maceió, no dia 28, sexta-feira, para acompanhar os ditames sobre a mobilidade urbana. É de pessoas como vc que nós da reserva técnica precisamos !
    Um grande abraço.

    1. Aloísio

      Meus caros, eu não aguento mais o trânsito de Maceió!! Me mudei para cá há 8 anos, vindo de SP, e já posso quase comparar o trânsito daqui com o de lá. Está um verdadeiro caos. O governo tem que fazer alguma coisa, pois vai chegar uma hora em que tudo vai parar. Abraço!

  15. jacqueline marinho

    Edvaldo estamos precisando de jornalistas como vc, que ouve os clamores do povo e não se omite.

    A SMTT é muito omissa quando o assunto é trânsito, se não há fiscalização À PÉ, não tem como surtir efeito. Com os agentes passeando o dia inteiro de carro não tem a mínima condição.

    Prefeito coloque seu ÍNFIMO EFETIVO para fiscalizar À PÉ, À PÉ, À PÉ.

  16. catarina dos santos

    Edvaldo muitíssimo obrigada por publicar meu desabafo, maceió está

    abandonada quando o assunto é trânsito.

    Em Arapiraca tem mais agentes do que aqui na capital.

    Prefeito se liga, pois o povo já está começando a chamá-lo de Ruim Palmeira.

  17. jesiel

    Meus parabéns Edivaldo,por estar destacando o trânsito caótico de Maceió, já não aguento mais tanta falta de respeito no trânsito que vai do uso de celular dirigindo, faixa de pedestre não serve, carro estacionado em calçadas e canteiros e motoristas desatentos fechando o cruzamento. Então eu pergunto, está faltando o quê? Dinheiro ? Mão de obra? Ou apenas falta de vontade para trazer melhorias ao trânsito de maceió?
    Pois foi realizado um concurso, onde o efetivo chamado foi insuficiente. Existe uma reserva, e porque não convocam?

  18. Paula Newton

    Gostaria de convocar o grupo para sessão pública sobre transporte e trânsito, dia 28 (SEXTA) as 9h, na câmara de vereadores, gente vamos fazer uma força para ir, quinta passada só compareceram 9 pessoas, temos que juntar o maior número passível. Conto com a presença de todos. Convidamos vc tb Edivaldo Júnior. RUMO A NOMEAÇÃO.

  19. dinho

    É difícil aceitar essa desculpa da prefeitura dizendo que não pode nomear a reserva por conta da lei de responsabilidade fiscal, pois sabemos que na prefeitura ainda é Enorme o número de pessoas terceirizadas e cargos em comissionados.

  20. Marília

    Um agente de trânsito para cada mil veículos. Essa é a recomendação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Pois é como se pode ver estamos muito defasado com 1(um) agente para cada *mil veiculos é um absurdo, mas esta ai a causa do trânsito insuportavel que está se tornando em Maceió, deveríamos seguri um exemplo de nossos vizinhos como em Recife que dispõe, hoje, de um efetivo de 583 agentes para uma frota de 615 mil automóveis. nessa reportagem do Diario pernanbucano, A meta da prefeitura é ampliar para 1,5 mil o número de profissionais na fiscalização, o que garantiria pelo menos dois agentes para cada mil veículos.

    A medida colocará a capital pernambucana entre as mais “vigiadas” do país. Além dos 392 orientadores de tráfego, que irão monitorar o trânsito a partir do segundo semestre.

    De acordo com o prefeito Geraldo Julio (PSB), a fiscalização é uma das maiores cobranças da população. “O trânsito é uma questão que mexe com a vida de todo mundo. E há uma carência na questão da fiscalização”, disse.

    Ainda segundo o prefeito, o aumento do efetivo cobrirá um déficit de pessoal. “Apesar de termos quase 600 agentes, nós dispomos, na prática, de um terço desse efetivo, por conta das folgas, férias e licenças”, explicou.

    Prefeito de Maceió por favor tome alguma atitude por que um cidade como Maceió não pode ficar sem o numero seguro de guarda de trânsito, a população quer segurança no trânsito.

  21. Diogo nascimento

    Caro Edivaldo, gostaria de lhe parabenizar pela matéria e pelo empenho de verificar in loco, as mazelas do transito em Maceió.
    É público e notório que Maceió carece, entre outras coisas, de Agentes para disciplina o transito da capital, já esta mais que comprovado que o efetivo ora existente não satisfaz as necessidades do município, tendo em vista o grande numero de atribuições existentes e as que estão por vim. Resta claro também que o tipo de fiscalização ora utilizado- fiscalização motorizada- se mostra ineficaz, visto que os condutores só respeitam a legislação quando estão na presença dos agentes, nem sempre, diga-se de passagem. É preciso implanta o policiamento fixo, para complementar o motorizado. Mas com um efetivo diário de 30 homens, torna-se missão impossível disciplina o transito de Maceió.

Comments are closed.