PSB, PDT, PR e PSC vão perder deputados para o PROS
   29 de setembro de 2013   │     0:20  │  1

O deputado federal Givaldo Carimbãos (PROS-AL) passa os próximos dias trabalhando intensamente para formar a bancada do Partido Republicano da Ordem Social. A legenda foi criada na última terça-feira após reconhecimento do registro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Carimbão assumiu a coordenação política nacional do partido após entendimento com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Idelli Salvatti. O objetivo é formar uma bancada expressiva da legenda na Câmara Federal para compensar as perdas da base de apoio do governo no Congresso Nacional provocadas pelo rompimento do PSB e pela criação do Solidariedade, partido que já definiu que vai para a oposição.

“Vamos formar uma bancada de 25 deputados e será maior do que a do PSB”, informa Carimbão. Ele deixou o PSB nesta sexta-feira em função de desentendimentos com a direção estadual do partido em Alagoas e após algumas conversas com Eduardo Campos, presidente nacional da legenda e pré-candidato a presidente da República. Confirmados estes números, o PROS estará entre os seis maiores partidos da Câmara Federal.

Para formar a bancada do PROS o deputado está numa corrida contra o tempo. Neste sábado, 28, após uma reunião de mais de 4 horas com o governador do Ceará, Cid Gomes, PSB, e com o ex-ministro Ciro Gomes, também do PSB, Carimbão anunciou a filiação de cinco deputados federais do Ceará à nova legenda. Um dos deputados é Vicente Arruda (PR-CE). Os outros quatros  – Antonio Balhmann, Ariosto Holanda, Domingos Neto, Edson Silva – são todos do PSB. Os dois  últimos estão licenciados.

Carimbão não revela nomes, mas espera que após encontro, também neste sábado, com o governador Jaques Wagner, PT-BA, sejam confirmada as filiações de mais quatro deputados federais da Bahia. “Dois já estão definidos e outros dois devem definir até a próxima terça-feira”, explica.

O coordenador político do PROS confirmou ainda as filiações do deputado federal Jorge Silva, do PDT do Espírito Santo, de Valtenir Pereira do PSB do Mato Grosso, de Hugo Leal, do PSC do Rio de Janeiro e de Salvador Zimbaldi, do PDT de São Paulo.

Givaldo Carimbão passa o domingo em São Paulo, em busca de novas filiações: “Esperamos forma uma bancada de pelo menos três deputados paulistas. São Paulo tem uma bancada muito grande, são 70 deputados e nós precisamos trazer um número maior do estado”, enfatiza.

Ceará vai de PROS

O partido que mais cedeu deputados federais ao PROS, até o momento, o PSB, deve ter uma baixa considerável no Ceará com a decisão dos irmãos Ciro e Cid de permanecer na base da presidente Dilma Rousseff.

Além dos  deputados federais, já foi confirmada da filiação de 9 deputados estaduais, cerca de 50 prefeitos (a maioria do PSB) e dezenas deve vereadores.

A expectativa do PROS é confirmar também, na próxima terça-feira das filiações de Cid e Ciro. “Eu diria que a filiação deles está 99,9% certa. Vamos esperar mais pouco para que esse ato seja concretizado”, afirma Carimbão.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antonio

    Engraçado, a democracia brasileira continua de mau a pior, o dinheiro é quem determina os elegidos, como na república velha. A diferença é que agora todos votam e ganha quem tem mais coloio político, mídia power e sim, muito mais dinheiro. Não são eleições de idéias são de cifras! Quando todo mundo acha que os partidos estão sendo mais maléficos a sociedade que trazendo benefícios… A solução: Criam-se novos partidos dominados, com donos mesmo, cujos donos são as mesmas figurinhas carimbadas, exceto em pouquíssimos casos.
    No final das contas nem os partidos se consolidam como alternativas de idéias benéficas para governar e o povo só sai perdendo com o surgimento de novas legendas de mando, sim porque a intenção é: Nesse partido mando eu!
    Ouvi de uma colega: Na minha cidade eu tenho dois partidos: O P… e o P, sou presidente de um e minha filha do outro, no qual estive por quase 15 anos. Neste caso o dinheiro – ela gastou menos – decidiu, e mesmo com dois partidos sob seu comando a legenda da coligação a deixou sem mandato!
    O povo segue analfabeto, dependente e reproduz os escrúpulos dos seus escolhidos, eu te ajudo a roubar (votando em você) e você deixa cair um pouco do roubo pra mim (contrata comigo, me dá emprego) etc.
    Neste caso só há uma salvação para Alagoas: varrer o atual governo e esperar mais 20 anos pra ver se conseguimos salvar a lavoura, pois nos últimos 40 anos, e eu já tenho 32, só perdição! Só desapontamento. Continuamos enriquecendo quadrilhas e matando nosso povo de fome!

Comments are closed.