Quem vai pagar pela água do Canal do Sertão?
   28 de janeiro de 2013   │     22:41  │  4

Pelo Twitter Téo Vilela e Marcos Fireman confirmam informação que antecipei aqui no sábado: a água já foi bombeada para o Canal do Sertão. Serão 65km com água a vontade, para servir o sertanejo – não se sabe até quando.

No primeiro momento, em função da seca, a água será liberada. O governo ainda não definiu ainda qual o gasto para a manutenção, nem como a conta será paga.

O passo seguinte será criar uma empresa estadual para administrar o Canal do Sertão. Essa empresa – isso já está definido – será vinculada a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (hoje sob a batuta do deputado federal Maurício Quintella, PR).

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcos Fireman, o modelo de gestão escolhido para o Canal do Sertão de Alagoas é o mesmo adotado no Ceará.

Os projetos de exploração agropecuária ainda serão definidos. Mas já existem estudos para a exploração da área com a ovinocultura (o que é considerado insuficiente para manter o canal segundo especialistas do setor).

Do ponto de vista do abastecimento para as comunidades, Fireman avisa que já conseguiu a doação de 12 mil metros de tubos para fazer a ligação de água com povoados próximos do canal.

Confirmando

“Testes concluídos no Canal do Sertão. Neste exato momento está chegando água no canal”, disse hoje a noite, no Twitter Téo Vilela.

“Se o Canal do Sertão era um sonho, neste exato momento podemos dizer: AGORA ELE É REALIDADE, alagoanos e alagoanas”, emenda Fireman.

Muito por fazer

O Canal do Sertão foi iniciado em 1991 pelo ex-governador Geraldo Bulhões e pelo exposição-presidente Fernando Collor. Os dois deixaram, em 1992, 26km e a estação elevatórias prontas. De lá para cá, vários governos depois, o Canal avançou, mas ainda falta muito para ser concluído.

Falta metade das obras físicas e, principalmente, um projeto para sua viabilidade econômica.

Será preciso decidir como será paga a conta de energia, que será com certeza altíssima (embora o governo não tenha antecipado qual a demanda elétrica), e a gestão do canal.

Do contrário o destino do canal pode ser o mesmo de vários outros projetos de irrigação Brasil afora que se tornaram verdadeiros “elefantes brancos”.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Erick Fernandes da Silva

    Com essa obra do canal do sertão, serão beneficiados todos trabalhados rurais.Que agora terão um aproveitamento maior em seus recursos,com água em abundância,a produção vai se propagar durante todo o ano.

  2. Erick

    Com essa obra do canal do sertão, serão beneficiados todos os trabalhadores rurais.Que agora terão um aproveitamento maior em seus recursos,com água em abundância, a produção vai se propagar durante todo o ano.

  3. luiz paulo sodre

    Sr. S. F. Mendonça,com todo respeito,vá se informar,o senhor ouviu o galo cantar mas não sabe aonde,o canal do sertão tem sido muito bem construído, e não foi apontado nenhuma falha em sua construção,para seu conhecimento,o que está com diversas rachaduras, é a transposição do rio São Francisco e não o canal do sertão,que é um orgulho prá todos nós.
    Quanto ao Sr. Edivaldo,que muito respeito,sem querer pautar o seu trabalho,sugeriria, que escrevesse uma grande matéria, sobre essa obra, que é a mais importante,dos últimos trinta anos,principalmente, para o homem do campo.

  4. S.F.Mendonça

    AINDA FALTA MUITO PARA CONCLUSÃO DO CANAL QUE FOI INICIADO EM 1988,SÃO APENAS 65 KM CONSTRUIDO, PARA UM TOTAL DE 260 KM.NINGUÉM SABE DAQUI PARA FRENTE QUEM SERÁ O GOVERNADOR QUE VAI INAUGURA-LO.SABE-SE DE UMA SITUAÇÃO :O CANAL ESTÁ EM ALGUNAS PONTOS COM RACHADURAS E CRATERAS CONFORME MOSTROU O JORNAL NACIONA.NÃO ENTENDO,TALVEZ O GOVERNADOR QUEIRA INAUGURAR NO ANO DE 2014(ANO ELEITORAL),PRECISAMENTE SERIA UMA BOA INAUGURAÇÃO CRATERAL.

Comments are closed.