“Recuperação” impressionante: usina de AL dobra produção de cana em quatro safras
   9 de maio de 2023   │     21:35  │  7

Depois de amargar queda de mais de 41% de sua produção entre as safras 2007/2008 e 2016/2017, a Usina Santa Clotilde, localizada no município de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, enfrentou em 2018 um processo de recuperação judicial.

A empresa havia deixado, pouco tempo antes, de integrar a Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e do Álcool de Alagoas (CRPAAA), que também entrou em recuperação judicial em 2017.

Para a Santa Clotilde, fundada em 1967, iniciar um plano de recuperação judicial fora da CRPAAA, após décadas, seria uma experiência inovadora. E mais que isso, um desafio.

Na safra 2018/2019, a empresa esmagou apenas 513 mil toneladas de cana (sendo 236 mil próprias). Sob o comando de uma diretoria renovada e com apoio do conselho, a aposta na recuperação começou pelo campo. Uma nova equipe de técnicos, liderada pelo agrônomo Leonardo Costa apostou na renovação do canavial e na inovação, com a intensificação do uso de irrigação por pivôs lineares, uso de vinhaça concentrada e enriquecida e novas variedades de cana mais produtivas.

Na outra ponta, a empresa se reaproximou de fornecedores de cana, o que permitiu um aumento significativo da produção para 860 mil toneladas (sendo 352 mil próprias) já na safra 2019/2020.

Na safra 2020/2021 a produção cresceu para 892 mil toneladas (sendo 433,9 mil próprias). No ciclo seguinte, 2021/2022, um novo salto. A moagem chegou a 992 mil toneladas (sendo 543 mil próprias).

A safra 2022/2023  na Santa Clotilde foi encerrada na quarta-feira, 03/5, com um recorde histórico. A usina conseguiu esmagar mais de 1,1 milhão de toneladas de cana (sendo 555 mil próprias), mesmo depois de ter enfrentado problemas decorrentes das fortes chuvas em julho de 2022, dois meses antes do começo da safra em Alagoas.

A empresa conseguiu recuperar os danos provocados pela chuva no parque industrial e fechou a safra 2022/2023 com planos que vão além da recuperar judicial e do canavial.

A recuperação também foi puxada, como releva o diretor financeiro Daniel Berard, por incentivos dados pelo governo de Alagoas. A retomada da produção da Santa Clotilde coincide com a equalização da carga tributária do setor no Estado de Alagoas com Pernambuco. “Foi fundamental para toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar o incentivo concedido pelo Estado em 2018 e renovado em 2022”, aponta.

O incentivo, concedido em 2018, no governo de Renan Filho, coordenado pelo então secretário George Santoro (Fazenda), deu competividade às usinas de Alagoas no mercado regional, possibilitando novos investimentos no setor.

“0 incentivo dado pelo governo possibilitou não só a recuperação dos canaviais das usinas, mas também dos fornecedores.  Graças a iniciativa do ex-governador Renan Filho e do ex-secretário Santoro foi possível investir nos canaviais e na recuperação dos parques industriais”, aponta o diretor financeiro da usina, Daniel Berard.

Neste novo cenário, em apenas quatro safras, entre 2019 e 2023, numa “recuperação” de fato impressionante do ponto de vista agrícola e industrial, a safra na Santa Clotilde mais que dobrou, passando de  de 513 mil para 1,1milhão de toneladas de cana.

O objetivo, agora, é apostar em tecnologias para melhorar a produtividade, além de fortalecer a relação com fornecedores. Na nova fase, ninguém na Santa Clotilde parece querer olhar para o retrovisor.

Usina Santa Clotilde (Foto assessoria)

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Santa Clotilde tem crescimento de 12,2%

A Usina Santa Clotilde finalizou a safra 22/23 alcançando mais um recorde na quantidade de cana processada. Face a moagem passada, foi registrado um crescimento de 12,2%.

De acordo com dados repassados pela unidade industrial, foram beneficiadas, neste ciclo, mais de 1,1 milhão de toneladas de cana. Já no ciclo 21/22, foram esmagadas mais de 992 toneladas.

A unidade industrial, localizada no município de Rio Largo, produziu ainda 25.650.557 litros de etanol e 1.653.065 sacos de açúcar.

Segundo a direção da empresa, a conquista dos números positivos na safra atual foi fruto do empenho, perseverança e parceria de acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores.

“Encerramos mais um período produtivo para o nosso setor, onde superamos diversos obstáculos nessa safra 22/23. Juntos, mostramos a força e a importância da nossa usina para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, declarou a empresa em publicação em rede social.

FOTO: ASCOM

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Rômulo patriota cota

    Diretoria e funcionários comprometidos conheço . Dr Cristóvão ,Daniel ,Leonardo . Muito competentes

  2. Luis Carlos C. Lima

    Isso mostra que,com novo modelo administrativo,incentivo governamental, tecnologia moderno as indústrias do Brasil,consegue superar as dificuldades e gerar bem estar,no país.

  3. Franklin

    Quando a gestão é levada a sério, não existe crise. Empresa só quebra, por má gestão. Parabéns a todos da usina, serve de case de sucesso.

  4. Amauri Ramos Cardoso

    Como Engenheiro Agrônomo, tendo uma boa experiência de 15 anos no setor agrícola canavieiro em Alagoas, passado por seis grandes Usinas de Cana-de-açúcar no estado de Alagoas, quero parabenizar meu colega e amigo Leonardo Costa e demais diretores pelo grande êxito que vem apresentando a Usina Santa Clotilde! Que Deus continue abençoando vocês sempre mais e que, junto ao progresso industrial e comercial, os operários envolvidos possam crescer humana e intelectualmente, com maior dignidade e direitos sociais, tornado-se exemplo para as demais empresas!
    Parabéns! Grande vitória! Deus abençoe vocês sempre mais!
    Amauri Cardoso!

  5. Erivaldo Pedro

    Seria um sonho ver todas as unidades voltando funcionar como na epoca q comecei em 1984, com mais empregos

Comments are closed.