Seagri anuncia pagamento de atrasados e acaba dificuldades no programa do leite
   26 de outubro de 2013   │     18:06  │  1

Nas últimas semanas o Programa do Leite enfrentou uma crise sem precedentes. Por conta de atraso na publicação do convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri)  os produtores estão a quatro quinzenas sem receber o pagamento pelo leite.

Em Alagoas o programa conta hoje com a participação de 3,2 mil agricultores familiares, 82 associações, quatro cooperativas e é coordenado no campo do setor produtivo pela CPLA.

O problema só não se agravou mais porque a CPLA conseguiu antecipar alguns pagamentos aos produtores, através dos laticínios que operam o programa. A Secretaria de Agricultura também conseguiu antecipar o valor d contrapartida do estado – que corresponde a 20%.

Ainda assim, a situação estava se tornando insustentável. Com a ajuda do senador Benedito de Lira, segundo Aldemar Monteiro, o convênio foi publicado na última quinta-feira. Apesar do alívio os produtores temem a liberação do dinheiro demore. Tanto que a CPLA está fazendo uma operação de antecipação de receita no valor de R$ 1,5 milhão na Desenvolve. O valor que equivale a uma quinzena do programa destinado aos agricultores familiares.

Talvez a operação não seja necessária. O secretário de Agricultura, José Marinho Junior, ligou neste sábado para dar a boa notícia: “todos os recursos atrasados (retroativos a 1º de setembro) já foram pelo MDS e devem estar a disposição dos agricultores em 48 horas. Como na segunda-feira é dia do servidor, esse pagamento será feito entre quarta e quinta-feira”, adianta.

Marinho diz que o governo adotou todas as medidas possíveis: “alem de antecipar a parcela da contrapartida, o governador também autorizou a operação de crédito na Desenvolve. Esse programa é muito importante para Alagoas e um prioridade para o governo”, adianta.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose antonio dos santos

    As autoridades precisam reagir para exercer o seu verdadeiro papel, a agressão a um coronel da PM em São Paulo escancara a falta de respeito e até falta de medo dos baderneiros. Aqui em Alagoas, na inauguração da nova unidade da Braskem o Presidente do Tribunal de Justiça teve o veiculo oficial amassado por um sem terra que faziam um protesto e interditavam um via pública, uma BR e ninguém foi preso. Quinta-feira, um conhecido arruaceiro com apelido de “marron” liderou uma invasão ao prédio onde funciona o INCRA, e nada acontece, a policia agora vai, “negociar”!. Diariàmente, estradas, ruas, prédios públicos, privados, enfim, não existe critério, a onda é esculhambar!. Até quando as autoridades irão assistir a tudo isso?!.

Comments are closed.