Alexandre, Biu e Renan disputam governo; Nonô ainda é dúvida
   26 de outubro de 2013   │     21:43  │  4

O quadro está se definindo muito antes do que se pensava. Faltando pouco mais de onze meses para as eleições de 2014, pelo menos três nomes já foram definidos para disputar o governo de Alagoas.

Os senadores Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB) e agora o deputado federal Alexandre Toledo (PSB) são candidatos assumidos ao governo.

Renan, apesar de estar em pré-campanha e de liderar as pesquisas de opinião ainda não bateu o martelo em função da conjuntura nacional. É possível – até provável, acreditam outros líderes do  “chapão”, que o presidente do Senado fique fora da disputa para ajudar na reeleição da presidente Dilma Rousseff.

A posição do PMDB já foi tomada. Se não for ele, será Renan Filho. Nos bastidores já se diz que a única coisa certa é que o candidato do partido se chamará Renan.

Em meio a esses três pesos pesados da política alagoana, mais um nome pode surgir na disputa – o de José Thomaz Nonô, do DEM. O vice-governador não tem mesmo opção. De todos, ele é o único que precisa, de fato, esperar uma decisão do governador, pois sua candidatura só ganhará corpo no quadro atual com a desincompatibilização de Teotonio Vilela Filho.

Frentes partidárias

Aos poucos as frentes partidárias estão sendo formadas em função das eleições do próximo ano. Benedito de Lira lidera um bloco que, além do PP, tem PSD, PR e SDD. Juntos, esses quatro partidos tem 30% do tempo de TV.

Alexandre Toledo vai depender da candidatura ou não de Nonô para ampliar o leque de partidos que o apoiam de do rumo que tomar Téo Vilela. Ele pode sair só ou com o apoio de mais duas ou três legendas.

A situação de Nonô é muito parecida com a de Toledo. O vice tem boas relações com o PSB, PPS e o PROS.

Téo Vilela tem hoje além do PSDB, influência no PROS e PPS, partidos que podem acompanhá-lo num coligação – além do PSB e DEM. Se conseguir juntar todos os partidos no grupo de Biu de Lira, faria um chapão tão forte quanto o que está sendo montado por Renan Calheiros.

Se Renan Calheiros for candidato, além do PMDB, tem assegurado PDT, PTB, PTdoB, PCdoB, PRB, PRTB e PSC. O PT ainda é dúvida, mas caminha a passos largos para apoiar o candidato do PMDB. Esse bloco, em função da representação na Câmara Federal, teria quase metade do tempo no horário gratuito de TV.

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose antonio dos santos

    A Jornalista Bleine Oliveira foi muito feliz em seu blog comentando a sua indignação com os políticos que se dizem donos de Alagoas. E parece serem mesmo, é uma vergonha, verdadeiras quadrilhas se reúnem para decidir o loteamento de cargos, as candidaturas, os poka urnas, os chumbetas, os jagunços, os lambe botas, enfim a canalhice unificada!.

  2. DEIVID SALDANHA

    EDIVALDO,Sem dúvida o governador será o senador RENAN, tem mais potencial político no momento !!! Além disso é competente e destemido para administrar esse Estado complicado. Está mostrando como pres.do senado e quando foi min. da justiça, que justiça seja feita.

  3. Frenilson Brito

    Boa noite!
    Meu Nome é Frenilson da Conceição Brito. Não sei se vcs tem esta função, mas, eu pediria uma ajuda para encontrar meus familiares que moram ai em Maceio- Al… No passado eles moraram em Murici, minha mãe se chamava Djanira Santina da Conceição, suas irmãs (Josefa Santina da Conceição, Petrucia Santina da Conceição e seus irmãos homens Milton Gomes da Silva, Jose Petrucio Gomes da Silva ….) Minha mãe faleceu na bahia(Vitória da Conquista – BA) de lá para cá meu pai perdeu o contato com a familia dela, meu pai se chama Joel José de Brito. No dia 15 de novembro estarei em alagoas para um encontro (Nordestão de catequese) dai eu gostaria de encontrar este povo já que será uma oportunidade unica… Creio que ao menos Josefa Santina da Conceição esteja nesta cidade, o esposo dela é Severino, meu pai disse que ela TINHA um casal de filhos e morava próximo da rodoviária onde tinha uma torre parece quen era da Embratel. Grato se puder me ajudar. (77)8867-3399.

Comments are closed.