“Sem surpresa”: Sindicato já sabia do fim dos contratos de professores do Estado
   27 de janeiro de 2023   │     18:36  │  13

Professores contratados da rede estadual de ensino de Alagoas teriam sido pegos de surpresa com a informação de que podem ficar sem receber os salários em janeiro de 2023.

O caso veio a tona ontem (26/01), a partir de movimento nas redes sociais. Apesar disso, o Sindprocorpa, que representa os professores contratados (monitores) já sabia do problema. Representantes da entidade tiveram reunião com o secretário de Educação do Estado, Marcius Beltrão, há duas semanas.

No encontro, o Sindprocorpa foi informado que os contratos tinham sido encerrados e que o Estado teria dificuldade jurídica para fazer o pagamento.

Entenda o caso

Nessa quinta-feira (26/01) circulou informação nas redes sociais de que o pagamento de mais de 3 mil monitores não seria feito pelo governo em janeiro.

Em nota (veja abaixo) nesta sexta-feira (27/01) a Secretaria de Educação do confirmou que os contratos foram encerrados em 31 de dezembro de 2022. Novos contratos serão realizados a partir do início do ano letivo de 2023, previsto para meados de fevereiro.

A recomendação jurídica que chegou ao gabinete do secretário de Educação, Marcius Beltrão, é para que o pagamento não seja realizado em janeiro por falta de contratos dos servidores. Outro problema, segundo informações que circulam na Seduc, é a falta de suplementação orçamentária para esses pagamentos .

Nas escolas que se mantiveram em atividade no decorrer de janeiro de 2023, os contratos dos professores devem ser prorrogados.

Os demais ‘monitores’ deverão ser contratados novamente , passando – nesse caso – a receber a partir do próximo mês.

Veja a nota da Educação

Nota

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que os contratos temporários tiveram suas vigências encerradas em 31 de dezembro de 2022, o que coincidiu com o período de término do ano letivo.

 

Destacamos ainda que os servidores temporários que permaneceram em exercício de suas funções em 2023, por estarem cumprindo a carga horária do ano letivo anterior, deverão comparecer às Gerências Regionais para regularização de suas situações, o que garantirá o pagamento deste mês de janeiro.

 

Salientamos, também, que as futuras convocações de servidores temporários ocorrerão mediante as carências da rede para o início do ano letivo.

 

Por fim, a Seduc reafirma o compromisso com os princípios da boa administração pública, especialmente com a transparência e o diálogo.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ivaneide Oliveira dos Santos

    Agora adivinhar a que estado a matéria se refere, fica difícil. Mais esclarecimentos quando for postar algo, por favor.

  2. Dulcimar

    Cômico e trágico afff blá blá blá. Volte aos bancos escolares ” sindicato de professores de onde? De qual estado? SEDUC de onde ? Isto é grave ,muito grave.
    Num sei oncoto pron que vô.kkkkkkk. Autor … será de Fortaleza kkkk me poupe.

  3. Ubirajara Alves de Souza

    Bom dia.
    Nos professores merecemos.
    Temos as armas na mão e nao usamos.
    Quando chega eleição, vem um politicuzinho dá um agrado, promete tudo e todos votam.
    Então não temos que reclamar!!! Temos que ter é consciência da nossa função na sociedade…

  4. Alexandre Schulz

    Faz algum tempo que os sindicatos e seus dirigentes deixaram de ser sindicato dos operários e demais categorias de trabalhador e passaram a privilegiar os interessa dos patrões. Isso acontece pelo Brasil inteiro. Sindicatos agora são “pelegos” e também fazem parte do balcão de negócio. É lamentável.

  5. Ana Isabel rocha

    Deveriam ter dito antes deles fazerem contas muitos deles são pai e mãe de família e precisam pagar suas contas

  6. Adriana de Lima

    É lamentavel a situação a que somos colocados, muitos de nós precisamos destes recursos para garantir habitação digna e sustento. Além da maioria estar com idade superior a 50 anos, muitos destes que querem respeito no momento se esquecem que foi graças a nossa categoria que possui títulos o suficiente para ocupar o cargo que ocupa hoje. Temos também a ciência de que para vcs é difícil manipular seres críticos e questionadores. Deixo aqui os aplausos para vcs, sua primeira professora deve estar orgulhosa, ela te ensinou a falar, pensar e ser honesto.

  7. Raymundo de Lima

    Não menciona qual nome do Estado e do governador que trata mal professores. Eh o mesmo estado do Brasil que espancou professores em 2915, governador Beto Richa, comando do Francischini? Ambos foram eleitos, para bater mais ainda em professores. Seria sadismo ou masoquismo dos docentes?

  8. Pedro Júnior

    Não é atoa que Estado de Alagoas é o menos desenvolvido no requisito da educação, os políticos são como um câncer, não produz nada , só sugam a sociedade, agora é só fazer o L que o salário irá cair na conta …

    1. Marcis

      É tão burro e fala tanta merda ,o governador de Alagoas não é PT, agora entendo o qto vcs bolsomerdaristas são burros pq são gafo

    1. Valdemar Januário

      Quem está prejudicando os trabalhadores é unicamente o secretário de educação sr. Marcus Beltrão, não tem nada a ver com o fazer o L. Seia bom parar com mentiras e criticar quem realmente tem culpa.

Comments are closed.