Sob “ataque” na Saúde, governo reage: “pagamentos a hospitais aumentou 96%”
   8 de fevereiro de 2023   │     1:58  │  2

Nos últimos dias diretores (ou donos) de hospitais filantrópicos e privados passaram a cobrar pagamentos da Secretaria de Saúde do Estado através da imprensa. Notas começaram a ser publicadas apontando atrasos no pagamento a essa ou aquela instituição. Nessa terça-feira (07/02) a cobrança veio da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, que teria mais de R$ 25 milhões de atrasados para receber da Sesau-AL.

Desde a sexta-feira (03/02) a Secretaria de Comunicação do Estado emitiu duas notas, informando a regularização de pagamentos com uma empresa de atendimento médico domiciliar (Home Care) e com os hospitais Regional e Chama de Arapiraca.

O maior problema dessas e de outras empresas que reclamam de atraso, seria na verdade, a redução dos valores ou volumes de serviços contratados. “Existe uma incompatibilidade em alguns casos. Houve ajustes no número de atendimentos para a capacidade operacional e algumas empresas passaram a reclamar”, aponta um influente interlocutor do governo.

Apesar das ‘reclamações’ o governo revela que aumentou os pagamentos aos hospitais privados e filantrópicos em 2022 na comparação com anos anteriores.

“O pagamento da contratualização do SUS junto a hospitais e clínicas cresceu, de 2020 a 22, 96% ou + R$ 150 milhões. Destaco que houve um único caso de redução no valor pago aos hospitais e clínicas em 22. Já a função saúde cresceu 61% o valor pago no mesmo período. Isso demonstra o esforço do estado de Alagoas em dar conta da demanda do pós-Covid.”, disse o secretário da Fazenda, George Santoro, no Tswitter.

O blog checou os pagamentos. Aparentemente, apenas o Hospital Chama e a Santa Casa de Maceió tiveram valores reduzidos em 2022. As demais unidades tiveram aumento nos valores pagos em 2022, a exemplo de um hospital na parte alta e Maceió e outro na região sul do Estado. Os aumentos nos valores pagos na unidade do interior chegaram passaram dos 81%.

A situação na Saúde, segundo um interlocutor do Palácio dos Palmares, já estaria resolvida. “Todos os pagamentos já foram ou serão realizados nos próximos dias, mas a partir de agora foram estabelecidos novos critérios principalmente para garantir um melhor equilíbrio de gastos com os hospitais privados ou filantrópicos”, aponta o interlocutor.

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Servidora

    Faltou falar também da questão do Piso da Enfermagem, prometida pelo senhor governador em setembro de 2022, como foi veiculado em várias plataformas digitais, logo é público. Público também é o não cumprimento da palavra dada. E aí Edivaldo Junior? Nenhuma colocação à respeito?

  2. Sevidora

    Faltou falar também da questão do Piso da Enfermagem, prometida pelo senhor governador em setembro de 2022, como foi veiculado em várias plataformas digitais, logo é público. Público também é o não cumprimento da palavra dada. E aí Edivaldo Junior? Nenhuma colocação à respeito?

Comments are closed.