Téo Vilela pede ajuda a Dilma Rousseff para tentar conter violência em Alagoas
   28 de maio de 2012   │     17:32  │  6

A morte do médico Alfredo Vasco (aparentemente por motivo fútil) é lamentável como todas as outras mortes que ocorreram no último final de semana. Embora, é importante se registrar, em Alagoas morte de pobre e de morador de periferia raramente tem grande repercussão.

Mas o fato é que mais esse crime pode ter sido a gota d’água. Ao menos para o governo. Nesta segunda-feira (28), Téo Vilela colocou a violência no topo da lista das prioridades do governo. Ele cancelou viagem que faria a Aracaju, SE, onde se encontraria com o governador Marcelo Deda para discutir a construção de mais uma ponte ligando os dois Estados (podendo ser em Penedo ou Piaçabuçu).

Toda a agenda palaciana foi mudada de última hora e o governo voltou-se para a questão da violência. Aos secretários do Planejamento e da Fazenda, o governador pediu que dessem um jeito de “raspar o cofre” e de conseguir mais recursos para a segurança.

O governador também ligou para Dilma Rousseff e pediu para ser recebido em caráter emergencial para tratar do tema que aflige o alagoano. A presidente vai recebê-lo nesta terça para uma audiência ao lado dos ministros da Justiça e da Casa Civil.

O que o governador vai fazer lá? A versão oficial é que Téo Vilela fará um pedido de ajuda no combate à violência. Ele quer mais 60 homens para a Força Nacional, mais homens para reforçar a polícia judiciária e, quem sabe, mais verbas.

O governador parece ter chamado para si – finalmente – a responsabilidade pelo combate à violência. Tanto que passou o dia mandando recados em entrevistas que deu nas rádios. Entre as recomendações, está o reforço no policiamento na região mais nobre de Maceió – os bairros que já são os mais policiados da capital.

Não é apenas o assassinato do médico – e o que se espera é que esse crime não fique impune, nem que seja em vão. A cada dia crescem as informações sobre assaltos, arrastões em restaurantes e toda sorte de crimes.

Quando o cidadão tem a vida poupada, ele fica grato ao bandido. É o que aconteceu semana passada em frente a sede da Fetag, em Mangabeiras. Um dirigente do setor leiteiro teve o carro roubado por um bandido jovem que aparentava elegância, mas pouca paciência. “Ele pediu a chave do carro com a arma em punho”, relata.

Resta saber se a ação de Téo Vilela não será apenas um “cala boca” para amenizar a revolta provocada entre todos os alagoanos com mais esse crime banal. Resta sabe se mais uma vez o governo ficará na promessa de combate a violência enquanto os bandidos são cada vez mais ousados e destemidos.

Que o governador cobre tratamento igual ao dado ao Rio de Janeiro. Mas que não esqueça também de fazer o mesmo que foi feito por lá. Falar de combate à violência enquanto as favelas de Maceió estão dominadas pelo tráfico e nada fazer só vai aumentar o descontentamento e a revolta dos alagoanos.

O que todos nós queremos do governo é a tranquilidade de volta.

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sergio Paz

    Este Governador esta de brincadeira! Vai pedir ajuda pra que! Recebe recursos do Governo Federal e nem competência para aplica-los este Governo do PSBD tem e devolve recursos do PRONASCI – (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). É um absurdo! Sinto vergonha por ter um cidadão como este comandado o destino de nosso querido Estado.

  2. Paulo Soares

    VEJAM COMO A SEGURANÇA PÚBLICA ESTÁ INTEIRAMENTE PERDIDA ATORDOADA E SEM RUMO. ELES ACABARAM COM TODOS OS PM BOX E AGORA QUEREM REABRIR!!!??? COMO ARGUMENTO,DISSERAM QUE O GRANDE MODELO ERA O DE MOBILIDADE DOS PMS, FAZENDO RONDAS NAS RUAS. E AÍ, FECHARAM OS DA RUA PEDRO AMÉRICO (SENAI)SELMA BANDEIRA, GUAXUMA, FRANCÊS ETC… DEMONSTRA QUE REAGEM “TAPAM BURACO” DE ACORDO COM A CONVENIÊNCIA E REPERCUSSÃO DO CASO. ENQUANTO ISSO, INFELIZMENTE, TEMOS QUE AGUARDAR QUE NOVOS MÉDICOS E/OU OUTROS PROFISSIONAIS LIBERAIS MORRAM, E SIRVAM DE MÁRTIRES PARA QUE A INCOMPETÊNCIA DOS GESTORES DA SEGURANÇA SE MOVAM. TÉO, TOME CONTA DA SEGURANÇA!!! VOCÊ SERÁ RESPONSABILIZADO PELA TRAGÉDIA DA INSEGURANÇA PÚBLICA.

  3. karla

    ESSE GOVERNADOR ESTAR TÃO DESORIENTADO QUE FALA EM PEDIR MAIS 60 PM DA FORÇA NACIONAL PARA CONTER A VIOLENCIA EM NOSSO ESTADO.POIS BEM, VAMOS ANALISAR O PROBLEMA ONDE SURGIU A QUESTÃO DE FALTA DE POLICIAIS,QUANDO O TEO ESTAVA EM CAMPANHA JÁ NO PRIMEIRO MANDATO FALAVA-SE EM CONTRATAR MIL POLICIAIS POR CADA ANO DE MANDATO,HOJE TERIAMOS EM TESE 6MIL HOMENS SE FOSSE CUMPRIDO O QUE SE FALOU EM CAMPANHA.BEM AGORA VAMOS PARA O ATUAL CENÁRIO :1 NÃO HOUVE A CONTRATAÇÃO DOS MIL POLICIAIS POR ANO DE MANDATO;2 A LEI 6514 EDITADA NO GOVERNO RONALDO LESSA FEZ COM QUE O EFETIVO DA PMAL FOSSE ESTIMULADO A PEDIR A RESERVA PREMATURA E HOJE JÁ SE CONTABILIZA QUASE 3MIL POLICIAIS NA RESERVA REMUNERADA,E O GOVERNO DE TEO VILELA APESAR DE ALERTADO NÃO FEZ NADA PARA COIBIR ESSE RALO QUE SE ABRIU COM ESSA LEI LESSA,PELO CONTRARIO FOI INCENTIVADO PORQUE DISSERAM AO GOVERNADOR QUE A POLICIA PRECISAVA DE OXIGENÇÃO E AGORA FALTA FOLÊGO AO GOVERNO PARA CONTRATAR MAIS POLICIAIS.;3 A ATUAL CUPULA NÃO TEM PROJETOS EFICIENTES E EFICAZ DE ESTABELECER UMA POLITICA DE SEGURANÇA PUBLICA,POIS LHES FALTA COMPENTÊNCIA PARA ESTIMULAR A TROPA QUE HOJE TRABALHA SÓ PARA CUMPRIR O HORÁRIO DO TURNO;4 – SÓ PARA ILUSTRAR NOSSA CONVERSA HOJE EXISTE NA PGE POR VOLTA DE 300 PROCESSOS DE PEDIDOS PARA RESERVA REMUNERADA E OS ESTADO NÃO TEM CONDIÇÕES DE CONTRATAR MIL POLICIAIS POR ANO,PORQUE A CADA MIL CONTRAÇÃO REPRESENTARIA UM MONTANTE DE APROXIMADAMENTE 35 MILHÕES DE REAIS AOS COFRES DO ESTADO.ALGUNS ESTADOS ESTIMULAM A RESERVA AOS 35 ANOS DE TRABALHO JUSTAMENTE PARA EVITAR ESSE EXÔDO EXAGERADO QUE OCORRE NA PMAL;PORTANTO ANTES DE PEDIR APOIO A DILMA,FAÇA SEU DEVER DE CASA.

  4. fred

    AQUI TEM JORNALISTA QUE SE ELEGEU COM O SANGUE DO NOSSO POVO, E TEM TAMBÉM POLITICOS QUE SOBRREVIVEM DE MANDAR MATAR E MATAR, E ISSO SÓ VEM MOSTRAR QUE ATÉ ESSES NOSSOS DIAS NADA FOI FEITO E O NOSSO POVO SEMPRE VÃO AS URNAS E O ELEGEM. GENTE SÓ SE MUDA UM POVO PELA EDUCAÇÃO, E ISSO NUNCA FOI FEITO EM NOSSO PAIS, OS ÍNDICES SÃO ALARMANTE, NA UFAL TEM UM MAPA COM OS ,NÚMEROS DE HOMICIDIOS EM NOSSO ESTADO, E ESSES NÚMEROS ATÉ HOJE NÃO CONSEGUI SENSIBILIZAR OS NOSSOS GOVERNANTES.

  5. fred

    POR QUE EM SERGIPE SE PAGA UM POLICIAL CIVIL OITO MIL REAIS E AQUI EM ALAGOAS SE PAGA UM MIL E NOVECENTOS, E O NOSSO GOVERNADOR SO FALA E CONTINUA MOSTRADO O DE SEMPRE: -ARMAS, COLETES E VIATURAS, E ESQUECE DO MAIS IMPORTANTE QUE É O SER HUMANO. TEO ESSA AGORA QUE VAI ATRAS DE DILMA E DO GOVERNO FEDERAL É DEMAIS, POR FAVOR GOVERNADOR INVISTA EM SEGURANÇA , NOS SER HUMANO. POR QUE NÃO SE PAGA DIARIA E ADICIONAL NOTURNO AOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES PARA COMBATER DIUTURNAMENTE A VIOLÊNCIA, VAMOS ESQUECE ESSA HISTÓRIA DE QUE NÃO TEM VERBAS, POIS ESSA É UMA ESTÓRIA. ACORDA TEO………………ACORDA TEO.

  6. Julio

    de novo????? Essa é a única “atitude” dele, daqui a alguns dias nada será feito e tudo esquecido… Até que ocorra outro assassinato de repercussão (depois de centenas de jovens da periferia morrerem) e o ciclo se reiniciará.
    Não consigo acreditar mais nesse governo e estou cada vez mais desacreditando da minha amada Alagoas, é muito triste tudo que está acontecendo…

Comments are closed.