A crise em Brasília e o “destino” de Temer podem deixar servidor de Alagoas sem reajuste
   27 de maio de 2017   │     23:33  │  13

Renan Filho estava (ou ainda estaria) decidido a anunciar um reajuste para os servidores públicos de Alagoas. Aconselhado por sua equipe econômica, o governador decidiu esperar um pouco mais até tomar a decisão.

O que se especula é a concessão de um reajuste entre 4% e 6% parcelado em duas vezes, a partir de estudos, com números de arrecadação, projeção de receita e despesas, entregues ao governador antes do “vazamento” da delação da JBS, que abalou o governador federal e vem causando danos na economia,

No atual cenário, reconhece o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, qualquer concessão de reajuste é muito difícil. De acordo com o secretário, a situação já não era fácil tende, agora, a se agravar.

O secretário da Fazenda, George Santoro, também avalia que antes da nova crise o reajuste já representava algum risco para as finanças do estado. Agora a decisão estaria cercada de incertezas. para Santoro, a situação financeira do país já não era boa, pode se complicar ainda mais.

Em meio a esse cenário, o governador vem sendo aconselhado a esperar um pouco mais antes de anunciar o reajuste anual para os servidores. O destino de Michel Temer e a solução da crise, com a volta da estabilidade na área econômica, pode, portanto, garantir o aumento ou deixar o servidor público do estado sem reajuste.

A decisão final, no entanto, explica Fabrício Santos, será de Renan Filho. Não é uma decisão fácil. O secretário da Fazenda reforça que governador quer dar o reajuste ao funcionalismo, mas para isso é preciso avaliar melhor o novo cenário.

George Santoro lembra que o governo terá, este ano, com a realização de novos concursos, principalmente na PM e Bombeiros, um aumento de mais de R$ 54 milhões ano na folha de pessoal, além de ou outros gastos obrigatórios.

Segundo o secretário da Fazenda, o governador vai tomar a decisão com toda a responsabilidade, para não comprometer o trabalho que vem realizando, desde o início da gestão, de reorganização das finanças do Estado.

O reajuste do servidor segue, assim, no campo das incertezas tanto quanto o governo de Michel Temer.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Rita

    Querido Papai Noel,

    Sou servidora do Estado de Alagoas e nesse ano estou me comportando bem.

    Continuo cumprindo minhas obrigações e atendendo a população da melhor forma possível, mesmo vendo meu salário ser reduzido e diante da falta de estrutura.

    Como presente eu não queria ganhar nada. Apenas gostaria de não perder o que é meu por direito: o poder de compra do meu minguado salário!

  2. Everaldo

    Mais uma vez o Rato Filho usa desculpas esfarrapadas para não nos conceder, ao menos o IPCA. Ainda aparece um palhaço que se diz Secretário da Fazenda sempre dizendo que vai estudar a situação. Bando de vagabundos respeitem os alagoanos.

  3. Wilson Amorim

    Esse secretário esquece que aumentando o salário dos servidores isso significa também mais dinheiro circulando no comércio, o que acaba gerando mais emprego e renda, e ,consequentemente mais imposto para o Estado! É apenas uma questão de lógica! Do jeito que está, ninguém compra nada e o dinheiro não circula e a tendência é quebrar o mercado.. Sinceramente não entendo a cabeça desses caras!

  4. Heleno

    Tudo indica que determinados jornalistas se superam em defender as teses do governo sob pretexto de cobertura… jornalística.
    Aconselho a você, Edival, consultar fontes não governistas e isentas, como o professor Cícero Péricles, por exemplo, antes de comentar assuntos que, embora de aparente decisum político, são também passivos de parecer técnico, o que foge ao universo jornalista.
    Portanto, quem não puder ajudar, melhor calar.

  5. marcelino

    Se acontecer do RF, não conceder reposição das perdas salariais de mais um ano ao funcionalismo publico de Alagoas, é por que ele não tem compromisso com nós funcionários, e vale apena lembrar, que o ex governador Teo Vilela, nunca deixou repassar as perdas salariais enquanto governador. Vamos avaliar direitinho essa situação para escolher o novo governador de alagoas no ano que venhe.

  6. Junior

    Mas aí não tem greve do sinteal,da sindpol ou seja os sindicatos agora viraram pelegos ….todos subservientes ao governo,no governo passado era as torta e as direita,e olha q o governo todo ano repassava o IPCA…agora dois anos sem repasse nenhum, um monte de obras inacabadas outras q bem começaram mas já anunciadas como começadas….é o marketing comendo solto, é claro q o governo tem avanços mas está longe do que é anunciado

  7. Alagoana

    E o que é que a gente tem a ver com Temer, se nós somos servidores alagoanos e não federal? Isso é só mais uma desculpa para não nos dar reajuste mais uma vez. Todo ano tudo tem reajuste e todos nós alagoanos pagamos tudo com reajuste, e para onde vai o dinheiro que o governo arrecada a cada ano? Então desse jeito nada aumentaria de preço para não ficarmos com salário defasado, como estamos há dois anos.

  8. ALDO SILVA

    Nobre Jornalista, referente a este tema o blog deveria somente repassar as informações oficiais, essas conjecturas deixam os servidores atormentados, pois uma hora diz que o governo vai dar reajuste, outra que espera pela prefeitura, agora diz que o problema é a situação do governo Temer. O servidor tem que honrar os seus compromissos independente de qualquer coisa. POR FAVOR OS SERVIDORES PÚBLICOS MERENCEM RESPEITO!

  9. Nivaldo

    O governo sempre tem como base para não dar aumento aos servidores a miséria nos outros estados, governador o senhor é governador de Alagoas, assim como tem estados com dificuldades financeiras, também tem estados que estão dando aumento a os seus servidores,e olhe que estamos querendo apenas a reposição salarial.

  10. Indignado

    Essa “equipe econômica” desse governo está é chamando todo mundo de otário,principalmente o servidor publico. Divulgam a todo momento recordes e aumento de arrecadação de icms e quase todo dia esse governador assina ordens de serviço para início de obras (não terminam nunca),esse secretário da fazenda está é relembrando o Zé Pereira das famosas letras,afinal ele veio do mesmo estado,o Rio de Janeiro. Deus nos proteja,que escola………….

  11. Edson

    A desculpa da crise federal vai inviabilizar o aumento salarial dos servidores do Estado de Alagoas e da Capital Maceió, mas não será desculpa para Renan e Rui continuarem a gastando com veículos, combustíveis, diárias, festas e outras despesas supérfluas que diariamente se vê nos órgãos públicos do estado e município. Sem esquecer do grande número de servidores comissionados que não dão uma hora sequer de trabalho, mas recebem com se tivesse trabalhado o mês todo. É UMA VERGONHA.

  12. Adriano

    Governador palhaço! Todo ano o salário mínimo sofre reajuste. Por que o salário do servidor tem que ser congelado? Por que não tem barganha política é? Próximo ano eu e minha família lembraremos de RF e seu pai nas eleições!

  13. carlos ferro

    Parabéns para o governador!
    Irá transformar os servidores estaduais em miseráveis.Após 2 anos sem reajuste oferecer 6% é zombar com a cara do alagoano.O ICMS bate recorde de arrecadação e esse cidadão com esse blá blá bla´!Chega de terrorismo em cima dos servidores.

Comments are closed.