Após “baixa” no time de JHC, Cunha deve emplacar nome na prefeitura de Maceió
   24 de maio de 2023   │     23:31  │  0

A gestão do prefeito de JHC (PL) na prefeitura de Maceió começou em janeiro de 2021 com aliados e adversários esperados – dentro do previsto.

O senador Rodrigo Cunha emplacou ao menos duas secretarias, incluindo a poderosa e maior Pasta do município, a Educação. O ex-deputado estadual Davi Maia também tinha espaços importantes. Ricardinho Santa Ritta era o secretário de turismo e Ronaldo Lessa, o vice-prefeito eleito, conseguiu emplacar a diretoria da Sima, entre outros cargos.

Estes quatro foram considerados os maiores e mais importantes eleitores de JHC em 2020, com papel estratégico no processo eleitoral, a ponto de alguns serem chamados de “dublê” de JHC.

De forma inesperada, aliados viram adversários. Hoje, pouco mais de dois anos depois, todos estão fora da gestão – literalmente. E ao menos três se afastaram e dois pelo migraram para a oposição aberta e declarada ao prefeito JHC.

Ronaldo Lessa virou vice-governador de Paulo Dantas (MDB) e Davi Maia, que não conseguiu a reeleição (em parte ele culpa JHC), virou o principal articulador do bloco de oposição na Câmara de Vereadores de Maceió.

Dos quatro, o senador Rodrigo Cunha (União) é o único que não foi para a oposição. Ainda assim ficou fora no novo secretariado de JHC, montado em parceria com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), enquanto ele estava no Japão em “missão oficial”.

Na nova equipe participam, dentro do esperado o aliado Fábio Costa, e de forma surpreende ex-adversários de JHC nas eleições de 2020, especialmente Alfredo Gaspar de Mendonça. Hoje o deputado federal do União Brasil tem duas secretarias indicadas por ele (Saúde e Habitação) e ainda viu, por “mera coincidência”, um dos marqueteiros de sua campanha para prefeito em 2020 em outra Pasta (Secom).

Em meio a este novo cenário, o aliado de JHC de primeira hora, o “amigo irmão” Rodrigo Cunha, pode ganhar de volta um espaço na prefeitura – pequeno que seja ainda – após baixa na equipe de João Henrique Caldas.

Os rumores de que ele poderá indicar um nome para a equipe de JHC (hoje ele não tem mais espaço no primeiro escalão) cresceram nas últimas horas diante das especulações sobre a saída do presidente da FMAC, João Hugo Lyra, da equipe de JHC.
“Também pode sobrar para ele a indicação um nome para substituir o ex-secretário Zé Márcio”, diz um influente interlocutor com trânsito na prefeitura de Maceió. Zé Márcio era secretário de Abastecimento e Agricultura e entregou o cargo, numa sinalização de que seu filho, o vereador Zé Márcio Filho deverá ir para a oposição.

Aliado forte

O secretário de Governo de Maceió, Júnior Leão, principal articulador político da equipe de JHC, reforça que o prefeito JHC é amigo pessoal e aliado do senador Rodrigo Cunha, mas não confirma que ele se ele indicará algum cargo, muito menos qual seria o cargo.

“O Senador Cunha é um aliado forte nosso, participa do governo e continuará participando. É natural que indique alguns espaços, mas, até o momento não está definido, ou ainda não me foi passado quais espaços seriam”, aponta