Articulada por Renan e Collor oposição faz maioria dos prefeitos de Alagoas
   27 de outubro de 2012   │     12:21  │  10

O grupo do governador Teotonio Vilela Filho, que inclui entre os partidos da base de apoio o PSDB, PSB, PP,DEM e PPS  elegeu, de acordo com cálculos de secretários do governo, 46 prefeitos nas eleições do último dia 7.

Os outros 56 prefeitos foram eleitos por partidos que estão na oposição ao governo, especialmente PMDB, PDT, PTB, PSB, PT e PSD.

Nesse cenário a oposição sai fortalecida do processo eleitoral deste ano e tende a se fortalecer, a partir de agora, para as eleições de 2014.

A eleição em Maceió é considerada uma exceção, pela falta de disputa em função do imbróglio jurídico em torno da candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa. Além disso, a capital tende a se dividir nas eleições majoritárias, como vem ocorrendo nos últimos pleitos, independente da posição do prefeito.

Os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PPTB) que estiveram juntos na maioria dos palanques nestas eleições vão manter o trabalho de fortalecimento da oposição no Estado.

Desde 7 de outubro, os dois já conversaram várias vezes sobre o novo quadro político em Alagoas. Embora não exista nenhuma aliança formalmente estabelecida (até porque 2014 está de fato longe), Renan e Collor trabalham para manter unido o grupo de oposição ao governo.

Os dois senadores também trabalham a quatro mãos para ajudar a transferir recursos para os municípios alagoanos. O compromisso é de ajudar todas as cidades, especialmente os maiores municípios onde a oposição venceu. É o caso de Arapiraca, Penedo, União dos Palmares, Coruripe e Delmiro Gouveia.

Do lado do governo, se consolida cada vez mais a aliança entre Téo Vilela (PSDB) e o senador Benedito de Lira (PP). Os dois estão juntos na coordenação do grupo que dá sustentação ao Palácio República dos Palmares.

Cenários para 2014

Conversei com um dois mais conhecidos marqueteiros com atuação em Alagoas.

E, considerando o quadro pós eleições, ele acredita que o bloco do governo tem, hoje, dois nomes – no máximo três nomes – para disputar a sucessão de Téo Vilela: o vice-governador Thomaz Nonô, o senador Benedito de Lira e, menos provável, um terceiro nome que poderia ser Rui Palmeira (quem sabe Alexandre Toledo ou outro secretário de governo).

Do lado da oposição, os nomes possíveis para o governo seriam os de Renan, Renan Filho, Cícero Almeida e Luciano Barbosa. “Collor é um nome forte, mas deve ser candidato a reeleição ao Senado”, pondera.

Independente das composições para cada cargo (governador, vice e senador) o mais provável é que os atuais blocos se mantenham e se enfrentem em 2014.

Esse jogo começa pra valer em abril de 2014. Esse é o prazo que Téo Vilela terá para se desincompatibilizar do governo. Somente a partir daí é que as alianças, de governo e oposição, serão definitivamente fechadas.

 

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Santos

    O Melhor dos quatro nomes apresentados na reportagem é o do Cicero Almeida, e se for em uma coligação com o PT fica melhor ainda. Almeida + PT tem muitos votos no interior do Estado. Essa é uma dobradinha que ja nasce derrotada, assim como nasceu derrotada a candidatura Lessa/Mozart.

  2. MARCIO SANTOS

    mim responda quantas multinacionais existem em maceió, o interior da bahia ganhar de maceió isso é um absurdo. vc que vende seu voto por 50 reais tem que se ferra, seus mercenários que ta afundando Alagoas. vcs dão o poder a pessoa errada e depois querem vida boa kkkkkk, vcs são engraçados. vão trabalhar não.

  3. CRISTINA

    A pobreza em ALAGOAS é muito grande.. a população que vive no interior e na capital, nunca vão pensar em se próprio,só pensa em tempo de política para vender seu voto por alguns tustões,acham que não vale a pena pensar para melhor suas situações como SAUDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO e muito mais. Na realidade quero saber até quando o povão vão se conscientizar que é nosso direito votar com diguinidade e fazer com que os politicos corruptos saim da politica.. porque, palacio e prefeituras não são empregos publicos pra enricar seus bolsos e nem tirar seus gastos de campanhas. Deveria PREFEITOS,VEREADORES,SENADORES,GOVERNADORES,DEPUTADOS E PRESIDENTE NÃO RECEBEREM SARALIOS. E trabalhar por amor ao nosso PAÍS.

  4. marcos lins

    Cada povo têm o governo que merece.Um pequeno município do estado do Rio Grande do Norte deu o exemplo de como devemos votar, 90% dos votos válidos, foram em branco. Isto sim é ter conciência. Acorda Alagoas.

  5. MARCOS

    Era muito bom se os eleitores tivessem a conciencia que o seu voto pode mudar a sua vida a de sua familia a de sua cidade e de nosso estado e do nosso pais, temos que ter a conciencia e votar correto, e nao votar nesses politicos que a tantos anos prejudical o nosso estado, RENAN, COLLOR, TEO, E MUITOS OUTROS, que nao querem trabalha pelo povo, so, querem se benificiar para se proprio, e o povo que ingula a VIOLENCIA, A SAUDE E A EDUCACAO.
    Todos nos podemos mudar esta triste realidade e so ter respeito a se proprio a nossa familia aos nossos amigos e a sociedade.

  6. Paiva

    Qualquer um menos Benedito de Lira!!! Olhem a educação do estado como anda, o cara não tem dó nem piedade de ninguém.

  7. jc

    Realmente esse turma ñ estão preocupado com a situação de nossa alagoas , mas nós precisamos mudar esse quadro ;nós temos a armar ! Se cada um de nós a partir de agora conscientizamos os nossos amigos e parentes sobre o valor do voto poderíamos não apagar o fogo mas, fazemos a nossa parte.
    uma braço e fiquem com Deus.
    JC

  8. Douglas

    MAS LUIS COMO ELES VÃO PENSAR EM RESOLVER PROBLEMAS QUE ELES MESMOS AJUDARAM A CRIAR. O RENAN A ANOS AI COMO SENADOR E NÃO FEZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALAGOAS, COLLOR NEM PRECISA APRESENTAÇÕES, O “CANDIDATO DO POVÃO” (BIU DE LIRA) MEU DEUS NINGUÉM VÊ MAIS E JUNTANDO ESSES NOMES JÁ CITADOS COM TÉO VILELA E AGORA O FANTOCHE DO RUI PALMEIRA. ALAGOAS VAI AFUNDAR MAIS E ACHO É TOME PARA O POVO DEIXAR DE SER BURRO E APRENDER A VOTAR E COBRAR. ESSES NOMES AI JÁ FAZEM PARTE DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA.

    1. eva

      concordo com o Douglas, falou e disse!!!!
      o povo daqui gosta de sofrer, tem a faca e o queijo na mão mas só é mostrar dinheiro que vende o voto rapidinho

  9. luiz

    o bom seria, os nossos queridos senadores pensarem em ajudar o nosso estado a resolver os serio problemas que atualmente vem acontecendo ta muito longem ainda para se pensar em eleição para governo ou senador

Comments are closed.