Em dia histórico, cooperativismo conquista primeiro termo de fomento em AL
   4 de junho de 2022   │     17:30  │  0

Alagoas tem, de acordo com o Mapa das Empresas do Ministério da Economia, 277 cooperativas ativas. De acordo com estimativas o setor reúne mais de 100 mil cooperados e gera mais de 10 mil empregos diretos no Estado.

São cooperativas de diferentes ramos, a exemplo de Sicredi (crédito), Unimed e Uniodonto (saúde), Novacoop (transportes), Coopercon (infraestrutura), Máxima (trabalho) e CPLA, Coopaiba e pindorama (agropecuária).

Apesar do peso que representam na economia de Alagoas, o setor do cooperativismo era o único que não tinha nenhuma política pública de fomento no Estado. Era..

Neste sábado (veja abaixo), a partir de inciativa da Unicafes-AL, o governador Paulo Dantas assinou o primeiro termo de fomento ao cooperativismo de Alagoas, que será concedido pela Sedetur-AL. Durante a solenidade também foi feita a cessão de imóvel no centro de Maceió para a instalação do primeiro centro de comercialização das cooperativas da agricultura familiar do Estado.

No evento, realizado no Palácio dos Palmares, com presença de mais de 400 cooperados e representação de 38 cooperativas da agricultura familiar, também foi anunciada a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através da Seagri-AL e a realização da primeira chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar.

O presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, classificou o dia como histórico. No evento, ele pediu que o cooperativismo seja ouvido pelo poder público e sugeriu a criação de programas permanentes de fortalecimento do cooperativismo em Alagoas.

Antonino Cardozo participa de solenidade de assinatura do termo de fomento ao cooperativismo, ao lado do governador Paulo Dantas

Versão oficial

Veja texto da Secom Alagoas

Governo do Estado firma Termo de Fomento e cede imóvel para fortalecer o setor cooperativista em Alagoas

Centenas de agricultores familiares e membros de cooperativas participaram, neste sábado (4), no Palácio República dos Palmares, de uma solenidade de assinatura de um Termo de Fomento e de uma cessão de imóvel para alavancar o setor em Alagoas. Na ocasião, o governador Paulo Dantas ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do estado, destacando que o setor alimenta mais de 300 mil alagoanos.

Com o Termo de Fomento, o Estado vai destinar o valor de R$ 339.300,00 para as cooperativas, beneficiando mais de 240 delas em Alagoas. Por meio dele, estão previstas diversas ações, como a execução do projeto Cooperar Alagoas – que vai contratar consultorias, realizar seminários, além de atividades de fortalecimento do setor cooperativista – e a abertura de mercado para as cooperativas, oferecendo acesso aos mercados privado e de compras governamentais, assim como o fomento para áreas como a agricultura familiar.

Com o Termo de Fomento, mais de 240 cooperativas que atuam em Alagoas serão beneficiadas, impactando diretamente mais de 20 mil cooperados. Após a assinatura, o governador Paulo Dantas garantiu que, à frente do governo, sempre dará apoio às cooperativas e, sobretudo, à agricultura familiar.

Leia aqui na íntegra: Governo do Estado firma Termo de Fomento e cede imóvel para fortalecer o setor cooperativista em Alagoas