JC pede que Dilma Rousseff mande construir usina nucelar no sertão de Alagoas
   23 de setembro de 2012   │     2:26  │  3

O deputado federal João Caldas, presidente do Partido Ecológico Nacional em Alagoas, é um ecologia nada ortodoxo. Ele fez questão de registrar em discurso na Câmara Federal, nessa sexta, 21, a defesa da construção de uma usina nuclear no sertão de Alagoas.

Para ele o local ideal para abrigar uma das três novas usinas nucleares a serem construídas pelo governo brasileiro nos próximos dez anos, seria Delmiro Gouveia, em função de vantagens naturais, como a água do rio São Francisco (que poderia ser usada para o resfriamento da unidade), e da logística de distribuição de energia existente na cidade, pror conta da Chesf.

O investimento, segundo Caldas, compensa qualquer risco: “Serão  investidos R$ 10 bilhões, além disso teremos a geração de empregos e riquezas, beneficiando uma região carente”, aponta.

Sempre polêmico

Conhecido pela sua capacidade de articulação em Brasília, JC consegue surpreender, sempre. Foi ele quem tirou o PSC das mãos de Cícero Almeida e levou o partido a apoiar Rui Palmeira. Ele também conseguiu – no jargão político – “dar uma rasteira” no prefeito, complicando sua participação no PEN.

Caldas também surpreende pelas suas idéias inovadoras, mas nem sempre viáveis. A mais recente, antes da usina nclear, foi a proposta de transferência do quartel do Exército da Fernandes Lima para outro local.

Foi JC, como já disse antes, quem apresentou German Efromovich ao governador Téo Vilela, tornando-se num dos padrinhos do estaleiro que, ainda se espera, um dia vai ser construído.

O discurso

A assessoria do deputado mandou release sobre o discurso, que reproduzo a seguir:

Em discurso na tribuna da Câmara, nesta sexta-feira em Brasília, o deputado João Caldas (PEN) falou sobre a indicação encaminhada por ele à presidente Dilma Roussef, para que ela veja Alagoas com potencial necessário, para receber a usina nuclear pretendida pelo Governo Federal no Nordeste. Caldas acredita que o empreendimento vai gerar emprego e renda, principalmente no sertão de alagoano.

 João Caldas relembrou da época em que foi membro da Comissão do Apagão e conheceu todo o potencial hídrico do Brasil, tendo inclusive,  a oportunidade de ouvir várias palestras do Prof. Ziele Dutra, presidente da ELETRONUCLEAR. Na época, também visitou Angra 1, Angra 2  e  teve acesso ao projeto de Angra 3, inclusive de visitar os departamentos onde estavam os reatores.

O tema foi abordado pelo parlamentar  devido ao interesse do Governo Federal de levar uma usina nuclear para o Nordeste brasileiro. “Já que foi refinaria para Pernambuco, para Bahia, Premium II para o Ceará, Rio Grande do Norte, Prêmio I para o Maranhão, Alagoas gostaria muito que esse investimento de mais de 10 bilhões fosse para Alagoas”, disse. “No triângulo, em Delmiro Gouveia, o Rio São Francisco, que precisa de água para a usina nuclear; na Bahia, com Paulo Afonso; do outro lado, Pernambuco, e a hidrelétrica de Xingó. Temos a hidrelétrica de Paulo Afonso, a hidrelétrica de Xingó, com estrutura da CHESF, casas de engenheiro, campo de pouso em Paulo Afonso. Há toda uma logística naquele Triângulo”, explicou

Para o parlamentar  alagoano, o sertão seria o melhor lugar para a construção da usina, pois existem os Municípios de Delmiro, Piranhas, Olho DÁgua do Casado, Pão de Açúcar e Delmiro Gouveia, que ficam no triângulo – Alagoas, Bahia e Pernambuco.

Caldas explicou que a sua ideia seria instalar a usina no sertão, às margens do Rio São Francisco, sertão de Alagoas, sertão da Bahia e no sertão de Pernambuco, com toda essa logística.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CALMA, CORRUPTO

    CALMA, JOÃO CAALDAS. POIS TEU MANDATO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS. VOCE, QUANDO PEGA UMA CARONA NA CÃMARA FEDERAL, APARECE LOGO INVENTANDO. CUIDA DATUA POBRE IBATEGUARA.

Comments are closed.