Oposição a JHC fica resumida a menos de 10% na Câmara de Vereadores
   24 de março de 2023   │     16:59  │  0

Definir quem está na base sustentação do governo do prefeito de JHC na Câmara de Vereadores de Maceió não é uma tarefa das mais simples. Cada caso é literalmente um caso.

Exemplos? O líder do PL na Casa, vereador Leonardo Dias, era oposição ao prefeito e, agora que os dois estão no mesmo partido, ele seria “independente”. João Catunda (PP) já foi oposição, agora é situação.

Mais fácil é saber quem é, de fato, oposição. Dos 25 vereadores de Maceió, apenas dois parlamentares (o equivalente a 8%) que estão no exercício do mandato estariam na oposição ao prefeito: Joãozinho Gabriel (PSD) e Gaby Ronalsa (PV).

Vereador licenciado para assumir secretaria de Estado, Kelmann Vieira (Podemos) também está na oposição, mas seu suplente, o vereador em exercício Alan Balbino (PSD), é da base do prefeito.

E qual o tamanho da base de JHC? Na conta dos “analistas”, os outros 23 vereadores ou estão na bancada do governo ou se declaram “independentes”.

O vereador Joãozinho Gabriel diz que fala por si. “Eu continuo fazendo oposição e continuarei assim até o final do mandato”, aponta.

Joãozinho admite, no entanto, que o diálogo com o Executivo melhorou após a entrada de Júnior Leão na Secretaria de Governo. “Não faço oposição radical. Mantemos um diálogo em torno de pautas importantes, fazendo críticas e cobranças e conversando civilizadamente sempre que necessário”, pondera.