Renan diz que novo ministro da Justiça é digno do nome
   29 de maio de 2017   │     22:37  │  0

O novo discurso do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, nesta segunda-feira, ganhou repercussão na imprensa nacional. Depois de fazer críticas, mais uma vez, a escolha do ex-ministro Osmar Serragllio (“um emissário de Eduardo Cunha”) o senador alagoano foi taxativo ao elogiar a nomeação de Torquato Jardim, a quem considerou um ministro da Justiça digno do nome.

Cumprimento o presidente da República pela nomeação de um ministro da Justiça digno do nome, que pode exercer, neste momento difícil, um papel de interlocução na vida nacional. Cumprimento, mais uma vez, o presidente da República pela nomeação de um ministro da Justiça”, declarou Renan.

No discurso, ontem, o senador aproveitou para agradecer a visita de Temer a Alagoas, com o objetivo de anunciar ajuda para o enfrentamento dos estragos causados pelas chuvas.

Em discurso na semana passada, o senador disse ser “inadmissível” que “um governo chantageado publicamente continue a ser pautado por um presidiário, inclusive na nomeação de um ministro da Justiça”. Era uma referência ao deputado federal cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teria indicado o nome de Serraglio.

O discurso de Renan Calheiros foi tema de reportagem de vários veículos. Veja o que diz a Folha de São Paulo:

Com liderança do PMDB no Senado em xeque, Renan elogia Temer e ataca Janot

Um dia antes da reunião da bancada do PMDB no Senado que decidirá a sua permanência ou destituição da liderança do partido na Casa, o senador Renan Calheiros (AL) elogiou e agradeceu ao presidente Michel Temer (PMDB), de quem defende, nos bastidores, a renúncia seguida de eleições indiretas, em discurso de mais de 30 minutos na tribuna do plenário, na tarde desta segunda-feira (29).

Nas últimas semanas, o alagoano se engajou na oposição às reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo federal, irritando correligionários, que trabalham pela saída de Renan do cargo de líder da bancada peemedebista no Senado.

O elogio a Temer ocorreu por conta da nomeação do ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Torquato Jardim para o Ministério da Justiça, no lugar do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) –que substituiu Jardim no Ministério da Transparência e Controle, em decisão anunciada neste domingo (28).

.

A gratidão, segundo Calheiros, se deve à visita de Temer, também neste domingo, a Alagoas, “num momento em que os alagoanos se desesperavam com as enchentes”. Na ocasião, o presidente se reuniu com seu filho, o governador Renan Filho (PMDB-AL). Segundo o senador, a viagem “é significativa e terá um desdobramento satisfatório para corrigir as injustiças em que se colocam tantos alagoanos”.

Leia aqui, na íntegra:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/29/com-lideranca-do-pmdb-no-senado-em-xeque-renan-elogia-temer-e-ataca-janot.htm