“Tô nem aí”: enquete mostra que guia eleitoral não influencia jovens
   25 de setembro de 2012   │     20:48  │  0

Um levantamento que foi divulgado hoje pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) traz explicações para novidades, como a intensificação do uso de redes sociais e do contato direto (o corpo-a-corpo), que estamos vendo nas eleições deste ano em todo o Brasil.

A enquete, divulgada nos principais sites do país, mostra que a maioria dos jovens diz não sofrer influência do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV na escolha seu candidato.

Do total de 12.443 jovens de todo o país que foram consultados no levantamento, 60% dos afirmam não ser influenciados pelos programas eleitorais, enquanto 35% diz que o horário político ajuda a escolher o melhor candidato e 5% disseram não ter opinião formada sobre o assunto.

O que a enquete do CIEE (www.ciee.org.br) não revela é como o eleitor mais jovem, especialmente o estudante, será influenciado na hora de votar. Além do peso de redes sociais, vale muito nesse caso, a opinião dos amigos. Geralmente os estudantes mais jovens preferem seguir o conselho de um colega de escola do que a dica de alguém mais velho da família.

O levantamento mostra ainda uma outra realidade, que tem tudo a ver com a mudança de comportamento dos mais jovens: menos TV e cada vez mais internet.